10 Esportes para praticar com seu cão

31/10/2017

 Mirian Ribeiro    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort
Tem gente que ama esportes! Tem gente que quer praticar esportes mas acaba se sentindo pouco estimulada… O mais importante é que praticar esportes faz bem para a saúde, está comprovado! Então, chega de desculpas porque preparamos uma lista de 10 esportes para você praticar com seu cachorro! 


Além de fazer bem para saúde física, os esportes são ótimos para a saúde mental de seu pet. Ajudam a manter o animal estimulado e também acalmam aqueles “hiperativos” além de diminuir o “late-late”.  

Criamos a lista em 2 partes para você escolher as modalidades mais adequadas para você e seu amigão. A primeira parte da lista inclui esportes com cães:


1- Agility

Inspirado no Hipismo clássico, o Agility é um esporte de duplas, competitivo, ativo e divertido! Os cães devem fazer um percurso que contém obstáculos, túneis e saltos em uma ordem específica, sempre acompanhados de seu dono(a) que dará as instruções ao cão solto durante o percurso na competição ou treino.

O Agility é estimulante e uma excelente forma de exercício para seu amigão e para você.

Aqui no Brasil é um esporte praticado em diversos estados. Confira aqui competições, datas e mais informações: Agility BR


2 - Exposição de Conformação e Beleza

As exposições de Conformação e Beleza de Cães de Raça acontecem no Brasil e em todo o mundo! São grande eventos que exigem bastante treino diário, cuidados com a pelagem e estudo! O dono deve treinar seu cão diariamente para um bom desempenho físico, cuidar da pelagem para que fique bela e brilhante e deve estudar o padrão da raça, para saber tudo que o cão deve cumprir para fechar campeonatos e outros títulos! 

Os sócios Mirian e Tony Noronha - aqui do Tunghat’s Resort - são um dos principais criadores de Husky Siberiano do Brasil - tendo inúmeras vitórias em campeonatos de Conformação e Beleza, Campeões Mundiais, além de terem por 11 anos consecutivos o título de Melhor Criador de Husky Siberiano do Brasil! Para conhecer o trabalho deles e um pouco mais do mundo de exposições, visite Site Tunghat's Siberians


3 - Frisbee

Pode ser praticado como esporte - tendo regras e competições, ou pode simplesmente ser uma brincadeira diária entre você e seu cachorro. Eles adoram correr atrás de coisas e pegar com a boca! Como esporte, existem competições onde o cachorro deve correr atrás do disco lançado por seu dono, recuperar e trazer de volta. As modalidades do Frisbee ou Disc Dog são: arremessos a distância, freestyle e os arremessos com precisão.

Mas você pode praticar este exercício diariamente com seu cachorro lançando o disco para ele buscar. Toda vez que ele trouxer de volta para você o acaricie e dê algum tipo de recompensa para estimular este comportamento que torna o jogo mais dinâmico.

Aqui você encontra mais informações sobre o esporte Disc Dog ou Frisbee.


4 - Pastoreio

Cães pastores carregam geneticamente o instinto de pastorear rebanhos, ou grupos de outros animais. Se você tem um cão pastor ou um cão mestiço com traços genéticos de pastor, ele pode ter um forte instinto de pastoreio! Neste caso, normalmente eles AMAM fazer treinos e engajar em pastorear grupos de animais. Nos EUA existem provas onde você e seu cão ficam em uma área pastoreando enquanto um juiz avalia a sua performance. 

Treiná-lo adequadamente e levá-lo para grande áreas ao ar livre para exercitar o instinto, certamente é uma atividade divertida e positiva para você e seu amigão.


5 - Trenó 

Surgiu como uma solução para transporte, o trenó hoje é também um esporte. Existem competições em todo o mundo, inclusive na nossa vizinha Argentina. Aqui no Brasil, muitas pessoas criam adaptações de trenós para o asfalto e treinam nas ruas, estradas e montanhas de terra. Uma modalidade mais radical para quem tem cães com muita energia e força - indicado para Husky Siberiano, Malamute, Akita e Samoieda. 

Outra adaptação que você pode fazer é subir em skate e colocar seu cachorro para puxar! Ele vai adorar puxar “trenó urbano”!!! 


A segunda parte da lista inclui esportes “humanos” que seu amigão vai adorar praticar com você, tornando as atividades mais divertidas:


6 - Caminhada / Corrida 

Para quem gosta de Caminhar ou Correr, esta opção é excelente! Leve seu amigão com você! Sua caminhada / corrida será mais divertida e seu cachorro vai ficar feliz de passear, gastar energia e estar perto de você! Você pode criar uma rotina de caminhada ou corrida diária na sua rua, em um calçadão próximo a sua casa ou em um parque que aceite cães. 

É sempre importante lembrar que deve ser bem cedinho ou no final da tarde, evitando dias muito quentes e você deve prestar atenção em como seu cão está - respiração e batimento cardíaco. Essa dica vale para todos os esportes e atividades que for praticar com seu amigão.


7 - Natação

O verão está chegando e nada melhor que uma piscina!!! Nadar com seu cachorro é super legal e refrescante! Sempre que levar seu cão para piscina, leve um brinquedo que ele goste para poder jogar para ele pegar. Tem cães que gostam de brincar de pegar e trazer na piscina, outros adoram nadar com seus donos. Descubra o que seu cachorro curte e aproveite este esporte maravilhoso junto do seu pet.


8 - Ciclismo

Andar de bicicleta é uma delícia! Se seu cachorro for pequeno, você pode fazer o passeio com ele na cestinha! Se ele for grande, certamente ele irá adorar correr ao lado da sua bicicleta. Faça o passeio em local seguro para você e para seu cão e certifique-se de sair em horário fresco. 


9 - Skate

Para quem é radical!!! Hoje existem diversos cães skatistas pela internet. Eles adoram as rodinhas!!! Se você gosta de passear de skate, faça algumas saídas com seu cachorro e veja o que ele acha. Você pode começar colocando-o sentado no skate e puxando com uma cordinha para ver o que ele acha. Se ele gostar, estimule os passeios com Skete e quem sabe ele viraliza na youTube?! :)


10 - Surf

Se você surfa ou tem vontade de aprender, o seu cachorro pode ser um ótimo companheiro de treino! Primeiro ele tem que estar à vontade com a água e ser um bom nadador. Quando estiver familiarizado com a praia e mar, você pode colocá-lo na prancha, primeiro na areia (assim como iniciantes treinam). Para seu cão surfar, é importante que você tenha segurança para você e para ele e que coloque um colete salva-vidas no animal. Na Califórnia existem competições de Surf só para cachorros!


Para finalizar, a Royal Canin organizou um link bem legal em seu site a respeito de esportes com cães! Vale a pena conferir!


gostou? comente!

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com