O que meu cachorro está tentando me dizer - Saiba interpretar a Linguagem Corporal

20/03/2018

 Allan Wajnberg    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

O que meu cachorro está tentando me dizer
Já imaginou poder saber o que o seu cachorro está dizendo interpretando sua postura e modos? Cachorros também se comunicam através de linguagem corporal! E nós vamos te ajudar a entender algumas coisas que seu amigão está te falando todos os dias!
Assim como as pessoas, os cães demonstram inúmeros sentimentos através da postura, expressão e modos de agir. A linguagem corporal é uma forma não-verbal de comunicação, saber interpretar esses gestos, é entender o que eles estão nos dizendo, mesmo sem palavras. E você pode aprender a entender o que o seu amigão está te dizendo através de algumas interpretações. Para ajudar você a entender melhor as expressões do seu pet, nós separamos as interpretações em 5 partes:

O Corpo

Você pode reparar que a postura corporal do seu cão muda a cada sentimento. 

Alerta: Quando ele está alerta, ficará parado, em atenção. O que ele vai fazer em seguida, te dará outras dicas. Se ele sair correndo em linha reta, indica que ele pode atacar, ele não gostou do que viu. Se ele sair galopando como um cavalinho de balanço em um movimento cadenciado e agradável, ele está feliz e irá fazer festa. Em caso de interação com outros cães, se seu cão puser o peso nas patas traseiras e ficar dando “patadinhas” no ar, ele está feliz e quer brincar, se seu cão ficar abaixado próximo ao chão, com olhar voltado para cima e orelhas baixas, ele está com muito medo - neste caso, não permita a interação, pois, por estar com medo, seu cão pode avançar.

Brincadeira: Quando está muito feliz com a brincadeira, irá abaixar a frente e levantar a bunda, como em uma pose de Yoga. Pular e apoiar o peso nas patas traseiras movimentando as patas da frente também são bons sinais de que seu cão está feliz com a interação.

Arrepio: Se seu cão, ao encontrar um amigo novo, ficar arrepiado, com postura dominante, tentando se impor ao outro animal, este comportamento de dominação pode causar brigas. Interfira para evitar uma mordida.


O Modo de Andar

O modo de andar pode fazer você “prever” diversas situações.

Andar Determinado: Se seu cão está por exemplo, solto no parque brincando com você e de repente ele sai correndo em linha reta, muito atento e fixado, ele pode estar tramando um ataque. Este ataque pode ser uma brincadeira - como por exemplo, pegar uma bolinha, ou pode ser um ataque a um cão que ele não gostou. Fique atento.

Andar em grupo: Alguns cães andam em grupo. Seus amigos! Estes amigos, são uma espécie de matilha. Nestas situações, estes cães podem resolver intimidar um outro cão de fora. Muitas vezes eles chegam cercando este outro cão, criando uma situação de intimidação, buscando que o outro cão se submeta aquele grupo. Estas situações não são muito amistosas. Evite e saia levando seu cão se perceber algo do tipo.

Galope: O galope, como de um cavalo cadenciado, é uma expressão de felicidade e satisfação. Geralmente está associada a momentos de brincadeira. 

Corridinha da felicidade: Nem todos os cachorros dão a “corridinha da felicidade”. Esta corrida é uma expressão eufórica de alegria. Acontece em momentos de muita felicidade. O Cachorro sai correndo bem rápido, com a cauda relaxada, as patas da frente um pouco afoitas, normalmente corre em círculos grandes, sempre retornando até você. Esta corridinha é bem comum em Pugs! 


A Expressão Facial

Os olhos não mentem! Cachorros também “falam” através dos olhos.

Olhar desconfiado: Quando desconfiados ou inseguros, os cães tendem a abaixar a cabeça, ficando com a inserção das orelhas baixas, lábios tensos e o olhar de baixo para cima, aparecendo um pouco da parte branca dos olhos. Esta expressão indica medo - pode acarretar em um “chega prá lá” com uma rosnada.

Olhar feliz: É como se eles estivessem sorrindo. Olhar expressivo e “apertadinho”, orelhas altas e para trás, este é o sorriso do seu amigão.


A Cauda

A Cauda baixa: Quando um cão está acuado, com medo e inseguro, ele encolhe a traseira e coloca a cauda entre as pernas. Neste momento, seu amigão precisa de uma referência para se sentir confortável e seguro. Intervenha e busque uma forma de fazê-lo sentir novamente bem.

Cauda alta: Quando seu cachorro estiver interagindo com outros animais e ficar com a cauda muito alta, isso indica excitação e uma tentativa de se impor ao outro. Fique atento. Este comportamento pode acabar em briga ou cruza.

Cauda balançando: Festa!!! Seu amigão está feliz, muito feliz! Normalmente um sinal que os cães adoram demonstrar! Por aqui, nós fazemos de tudo para nossos hóspedes estarem sempre balançando a cauda! 

Para mais dicas e histórias para você e seu amigão, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se nosso canal do YouTube!



gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com