O sono é muito importante para a saúde de seu cão. Você sabia que durante o sono vários processos metabólicos ocorrem, assim como é o momento em que o sistema imunológico atinge o máximo desempenho para proteção do seu cachorro? Sabendo disso, é importante deixar seu cão desfrutar do sono.
Mas muitos tutores ficam preocupados quando o cãozinho late durante o sono, ou quando o corpo se movimenta com espasmos musculares tremores ou ele chora durante o sono. Estas movimentações são normais, pois os cães, assim como os humanos, sonham.
Quando os cães caem em sono profundo, suas atividades cerebrais continuam e podem refletir em movimentos involuntários, sonhos e até pesadelos.
Os cães possuem 3 estágios do sono:
- NREM: movimento não-rápido dos olhos;
- REM: movimento rápido dos olhos;
- SWS: sono de onda lenta, estágio no qual o cachorro respira profundamente.
Quando no estágio REM, os cães podem ter contrações musculares, mexer as patas e até mesmo latir, rosnar ou chorar. Este estágio do sono associa atividades diárias e estas lembranças ativam os movimentos involuntários durante o sono.
Quando em sono profundo, não se deve acordar bruscamente, gritar o nome, sacudir ou tocar no cão. Permita que ele sonhe e acorde naturalmente.
Se seu cão estiver muito agitado durante o sono e você ache que é imprescindível acordá-lo, faça de modo gentil e calmo:
- Opte por chamar o seu amigão pelo nome, bem baixinho de forma suave. Não grite!
- Não toque no seu cãozinho enquanto ele estiver sonhando.
- Quando ele acordar, aguarde alguns instantes até ele se situar e então faça carinho.
Agora você já sabe que cães sonham e até têm pesadelos! Se precisar acordar seu cachorro durante um pesadelo, faça isso de forma gentil e delicada.
E o seu cachorro? Costuma sonhar? Conte para a gente nos comentários. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!