Qual tipo de coleira escolher para seu cachorro

22/11/2019

 Mirian Ribeiro    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

Atualmente existem inúmeros modelos e tipos de coleiras e guias para seu cão. Uma mais linda que a outra! Mas antes de escolher o modelo mais lindo, é importante saber o tipo mais adequado para seu cachorro. A coleira certa torna os passeios muito mais agradáveis e seguros.

 

Para começar, vamos entender a diferença de coleira e guia. A coleira é aquela parte que vai direto no pescoço do cão. Normalmente, você prende a guia à coleira do cão com um mosquetão. Logo, a guia é a parte que une você a coleira do seu cachorro.

 

3 Tipos de Guias

 

Guia Flex - Guia extensível. Excelente para dar mais liberdade ao cão durante o passeio. Ideal para usar em parques ou grandes áreas.

 

Guia Fita / Plana - Excelente para o dia dia. Esta guia é a mais comum para os pets. Resistente, normalmente de material sintético (poliéster) e seguras, estas guias são confortáveis na mão do tutor e fáceis de lavar e manter no dia-a-dia. Atualmente existem diversas marcas que produzem guias tipo fita, uma mais linda que a outra. Dá para colecionar!!!

 

Guia Corda - Prática e objetiva. Normalmente em cores sólidas, esta é a guia mais básica. Também muito resistentes e de material sintético, aguentam mais tração e são confortáveis por seu formato arredondado.

 

Sempre que for escolher uma guia para seu cão, é imprescindível levar em consideração a força e peso do seu amigão. Outro detalhe que vale observar, é que muitas guias atualmente vêm com diferentes tipos de amortecedores, que ajudam a amenizar “trancos” no pescoço no animal (os amortecedores de aço / metal tendem a enferrujar. Prefira amortecedores de borracha).

 
4 Tipos de Coleiras

 

Coleira Peitoral - A escolha mais comum entre tutores de dogs de pequeno ou médio porte. A coleira peitoral é excelente para segurar cães pequenos, além de dar um apoio de forma distribuída, o que evita que o cão fique com aquele engasgo causado pela força direta da coleira na garganta. 

 

Coleira Fita / Plana - É excelente para deixar com a tag do seu cão. Confortável, esta coleira é bastante comum em pets de todos os tamanhos. Este tipo de coleira combina com a Guia Fita / Plana, ou seja, existem de inúmeras cores, tamanhos e estampas.

 

Coleira Enforcador - Excelente para controlar cães mais difíceis e de grande porte. Mas é essencial saber fazer o uso correto para não machucar o pet. Normalmente a preferida por profissionais, mas menos indicados para tutores sem muita intimidade com o manuseio do cão. Uma dica importante é: NUNCA deixe seu cão sozinho com um enforcador. Ele pode se prender em algo e puxar, o que resultaria em uma tragédia. 

 

Coleira Cabresto Anti Puxão - Parece focinheira, mas não é. Para cães que puxam muito, esta coleira tem uma extensão na cabeça do animal, e funciona como cabresto de cavalo. Aumenta o controle, mas necessita de uma adaptação do cão com o “equipamento”. Nem sempre os cães se adaptam a este tipo, mas é eficiente em sua função.

 

No caso da escolha das coleiras, também é imprescindível levar em consideração a força e peso do seu amigão. Sempre importante ver a qualidade do fecho, que deve ser resistente e em formato que não incomode o animal.

 

Gostou destas dicas? Qual é a combinação ideal de guia e coleira para seu amigão? Conta pra gente! Deixe um comentário e compartilhe aqui sua opinião. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se nosso canal do YouTube!

 


gostou? comente!

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com