Está chegando o momento do ano em que muitos tutores ficam apreensivos com o estresse que o cão irá sofrer no Natal e Ano Novo com os barulhos dos fogos de artifício. Os cães podem ter medo de fogos de artifício por diversos motivos, um deles é a sensibilidade auditiva, já que a deles é muito maior do que a dos humanos.
A fim de minimizar o estresse e te ajudar a fazer seu dog se sentir mais seguro neste final de ano, preparamos algumas dicas para você.
8 dicas para acalmar e confortar cachorros com medo de fogos
É possível oferecer um ambiente adequado e tranquilo para seu cachorro nas festas de final de ano!
O que fazer
1 - Crie um refúgio confortável para seu cachorro se proteger dos barulhos dos fogos de artifício:
É importante deixar seu cão em um ambiente que ele se sinta seguro. Por exemplo, se em casa, o local preferido dele é no seu quarto, prepare o quarto com a caminha do cão, água fresca, brinquedinhos favoritos.
2 - Proteja seu Cão dos Barulhos.
No local escolhido como refúgio, ligue um ventilador ou ar condicionado e feche todas as janelas e portas. Deixar a TV ligada também ajuda a distrair e “abafar” o som dos fogos.
3 - Pensando em dar um calmante para seu cão? Consulte um veterinário!
Ao conversar com colegas veterinários, temos percebido uma tendência à "automedicação", quando os tutores compram um medicamento por conta própria e oferecem aos cães no Natal ou na véspera de ano novo, a fim de deixar o cão mais tranquilo. Utilizar medicamentos pode ser uma boa prática, desde que seja receitado pelo médico veterinário de confiança, seguindo a orientação e dosagem.
Mas o uso de medicamentos sem a orientação veterinária, pode ser uma ameaça a saúde do seu pet, já que as substâncias podem causar sérios efeitos colaterais. "Nós vemos na prática como a automedicação está crescendo. As pessoas têm facilidade de conseguir esses remédios e dão aos animais na melhor das intenções, mas acabam colocando a saúde deles em perigo", alerta o veterinário Pedro Parussolo, do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo.
Fonte: BBC
Desta forma, se estiver pensando em recorrer a medicamentos, ainda dá tempo de levar seu cachorro ao veterinário e solicitar a prescrição correta.
4 - Use petiscos e brinquedos
A distração é uma boa tática para manter seu cão calmo durante a queima de fogos.
Brinque com os brinquedos favoritos neste momento para fazer seu cão “esquecer” dos barulhos. Petiscos saborosos também são excelentes alternativas caso seu cão seja “bom de boca”.
5 - Músicas Clássicas
Colocar músicas relaxantes para tocar no ambiente em que seu cão está irá ajudar a acalmar, abafar o som externo e criar uma atmosfera segura. Você pode encontrar em plataformas de streaming boas playlists de músicas relaxantes para cães.
Siga-nos no Instagram
Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!
@TunghatsResortO que evitar
Também é importante evitar algumas ações em dias de fogos de artifício para proteger seu cão.
6 - Nunca prenda seu cão em uma coleira.
Deixar um cão preso na coleira é muito perigoso em qualquer ocasião. Um cão sem acompanhamento amarrado em uma coleira, pode se enforcar ou se machucar seriamente. Em dias de fogos de artifício, a situação torna-se extremamente perigosa já que o animal poderá ficar agitado, prendendo-se facilmente na coleira.
7 - Evite deixar seu cão sozinho.
Em dias que certamente terão fogos de artifício, como Natal e Ano Novo, se você for estar fora de casa, certifique-se de deixar seu cão com alguém de sua confiança em casa, como um familiar. Se for viajar, procure uma hospedagem para cães com monitoramento 24h, experiência real no assunto e, principalmente, um local de sua confiança.
8 - Não leve seu cão para um local de queima de fogos.
Pode parecer óbvio, mas às vezes, quando estamos envolvidos em uma situação, acabamos não pensando que, mesmo estando com a gente, nossos pets podem se sentir muito inseguros e perturbados por barulhos altos e luzes piscantes. Desta forma, se for passar a virada em uma festa, procure uma hospedagem para cães segura e com supervisão para deixar seu cachorro.
Gostou destas dicas? E quais são os planos para este Natal e Ano Novo?? Conta pra gente nos comentários! Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!!
Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!