Antes de Comprar ou Adotar um Cão

16/04/2021

 Allan Wajnberg    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

O que você deve analisar?
 
Primeiro de tudo você deve pensar que está assumindo um compromisso com este ser vivo. Um compromisso para a vida toda! Um contrato de carinho, amor e responsabilidade. Que as vezes pode apresentar obstáculos e dificuldades, mas sempre de um amor incondicional impagável e inesgotável.

Para ajudar a descobrir se você está pronto para adotar ou comprar um pet, preparamos 5 perguntas essenciais para você responder e refletir. 

1 - Como anda sua paciência e dedicação?

Ao adquirir um cão, você precisará de muita paciência e dedicação para ajudar seu pet a adaptar-se a nova casa. Este processo pode ser rápido ou lento, sempre depende do cão, da idade e do temperamento.
Saber como são os pais do seu filhote, pode ajudar a você a preparar esta transição.
Mas basicamente, necessidades fora do lugar, roer coisas e móveis, e chorar quando ficar sozinho são passos naturais desta adaptação.
Dedicar carinho, atenção e muita paciência são essenciais nesta fase.

2 - Você pode e quer disponibilizar parte do seu dinheiro para cuidar do seu novo amigo?

Ter um cão inclui responsabilidades financeiras como: vacinação, vermifugação, cuidados e acompanhamento veterinário, possíveis doenças, alimentação de boa qualidade, banhos, tosa, brinquedos, passeios e viagens. Sim, é importante que seu cão possa passear e fazer amigos também - visitar um ambiente diferente da própria casa e conviver com outros cães faz parte da manutenção da saúde mental dos cães.


3 - Você já se fez estas perguntas: Solta muito pelo? Convive bem com outros animais? Fica com cheiro forte?

Se você já se fez estas perguntas está no caminho certo. Mas você tem que buscar respostas a ela e pensar nos fatos e como você irá lidar com isso a longo prazo.

Solta muito pelo? Bom, isso depende da raça. Mas toda raça passa por muda, de tempos em tempos os cães perdem muito pelo, faz parte do ciclo natural. Então você já sabe quem às vezes precisará de muitos rolinhos adesivos para passar na roupa antes de sair e o aspirador irá ter trabalho dobrado.

Convive bem com outros animais? Também depende muito da raça e do temperamento do cão. Mas muitos cães, quando criados desde filhotes com outros animais, são extremamente dóceis e tornam-se amigos.

Fica com cheiro forte? Aqui podemos falar de 2 coisas. Se você não limpar constantemente as fezes e urina, sim ficará com mau cheiro forte. Mas se você higienizar os espaço dedicado às necessidades de seu cão 2 ou 3 x por dia, não ficará com cheiro forte. O mesmo vale para o próprio cão. Seu cão vai precisar de banhos periódicos - alguns precisam de banhos semanais, outros quinzenal e outros mensais. Você pode pedir orientação do criador ou do veterinário. Também pode contar com bom senso, e quando seu cachorro estiver com um cheirinho e com o pelo oleoso, é hora do banho.

4 - Você está agindo por impulso?

Muitas pessoas se apaixonam pela ideia de ter um cão. Mas a ideia nem sempre prevê as responsabilidades, obrigações e gastos. Por isso é importante ser responsável e pensar realmente se você quer um cão ou só adorou assistir Marley e Eu.

5 - Adquirir um cão é um presente para uma criança? 

Cães são maravilhosos para crianças! Companheiros fiéis, carinhosos e até ajudam a melhorar o sistema imunológico. Mas ao adquirir um cão para seu filho, você precisa lembrar que os cuidados serão de sua responsabilidade.

Veja também:

Se você respondeu a todas estas perguntas e conseguiu pensar soluções para tudo e não ficou com medo, quer dizer que está pronto para adquirir um cão! Parabéns! Você vai ter o seu melhor amigo e os melhores dias do mundo!

E você já tem um cachorro? Conte para nós a sua história e compartilhe este texto com pessoas que você acha que precisam de um cão. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!


gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com