Cães estão entrando em uma nova fase de evolução

25/10/2024

 Cynthia Noronha    Notícias




Imagem Blog Tunghats Resort

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, aponta uma possível terceira fase de evolução dos cães, motivada pela longa domesticação que hoje dá preferência por animais de estimação mais calmos e sociáveis.

Há muitos anos atrás, quando os cães começaram a ser domesticados, acabavam sendo adquiridos por suas habilidades práticas como auxílios a tarefas de caça, proteção de propriedades, capacidade de farejar e pastoreio. Atualmente a maior procura por cães de estimação está ligada ao vínculo emocional e a função de companhia. 

Esses fatores resultaram em níveis elevados de ocitocina no organismo dos cães, hormônio conhecido pela capacidade de fortalecer vínculos sociais, o que resulta em cães com comportamento mais calmo e com forte vínculo com seus tutores.

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

@TunghatsResort

Como a ocitocina está influenciando o comportamento canino?

A pesquisa sobre a evolução dos cães indica a ocitocina como fator significativo na evolução dos cães domesticados. Esta mudança já apresenta traços genéticos, impactando diretamente a comunicação social dos cães.

"Estudos mostraram que variações no material genético localizado próximo ao gene que codifica os receptores de ocitocina influenciam a capacidade de comunicação dos cães."


Quais cães estão passando por esta mudança? 

Essa mudança, vista por especialistas como uma nova onda de domesticação, destaca-se principalmente em cães de serviço. Estes são treinados para serem amigáveis e adaptativos em contextos urbanos, mostrando traços sociais e comportamentais que antigamente eram menos comuns em certas raças.

"Os cientistas descobriram que esta mudança aumentou os níveis de um hormônio responsável pelo vínculo social em cães, especialmente em cães de serviço."

Fonte:Daily Mail UK


A consequência desta mudança é uma convivência ainda mais amigável com os cães, baseada em fortes vínculos emocionais e maior disposição para a cooperação. Enquanto isso, a biologia dos cães continua a evoluir para se adequar instintivamente às necessidades sociais humanas. 

E o seu cão? Já está nesta terceira linha de evolução? O que você acha? Conte para nós nos comentários! Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!!

Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!

gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com