Devo Tosar meu Cão no Verão? Verdade ou Mito

01/12/2018

 Mirian Ribeiro    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

Esta chegando a época mais quente do ano! Em muitas cidades do brasil as temperaturas passam de 40º. Nós e nossos pets com certeza sofremos com este calorão. A gente já guarda todos os casacos e se prepara para usar camiseta fresquinha, vestido e roupas leves. Mas e o cão? Devemos tosá-los?

 

No verão, a maior parte das petshops oferecem tosas especiais para seu cachorro ficar mais fresco nesta época do ano. Mas nem sempre a tosa (para o cão “ficar mais fresco”) é uma boa idéia. Vamos descobrir por quê?

  

1 - A tosa pode causar alergias

Cortar o pelo curto de seu cão com máquina pode causar sérias alergias e irritações na pele do dog. Esse problema poderá se agravar com as altas temperaturas e a falta de proteção natural (pêlo), virando dermatite.


2 - A tosa acaba com a proteção natural

Raspar o cachorro acaba com a proteção natural da pele. A pele é o maior órgão dos cães e a sua proteção é a pelagem. Os pêlos protegem a pele dos cães do sol, raios ultravioletas, de batidas e arranhões, elementos químicos externos, superfícies quentes… o pêlo tem papel crucial no organismo do cão, por isso, nosso conselho é: só raspe se for uma solicitação de seu veterinário de confiança.

 

3 - O pêlo é um protetor térmico natural 

Além de todas as proteções citadas acima, a pelagem garante proteção térmica aos cães. Quando tosamos um cachorro achando que vamos refrescá-lo, na realidade estamos acabando com sua proteção térmica natural. O pelo tem a capacidade de refletir o calor. O espaço entre a pelagem e a pele do animal também cria uma proteção térmica reguladora (protegendo tanto do frio como do calor).

 

Muitas pessoas caem no grande erro de achar que raças que são de origens de lugares frios precisam ser tosadas no verão porque vão sofrer muito com as altas temperaturas. Grande erro. Raças de cães árticas, como Husky Siberiano por exemplo, possuem 2 camadas de pelo. A camada mais próxima da pele, é mais lanosa e protege estes cães das baixas temperaturas. No verão, este sub-pêlo perde volume e cria uma camada que se enche de ar, refrescando os cães em estações de calor. Raspar um Husky, um Malamute, um Akita, um São Bernardo... é uma erro grave. Irá acabar com a proteção natural do cão, poderá trazer problemas de pele e o novo pelo que nascera, muito provavelmente terá textura e toque diferente, além de demorar muito a voltar a ser a proteção natural e adequada a pele de seu amigão.

 

O mesmo vale para o Golden. Chega esta época e vemos muitos goldens raspados. O pelo do Golden o protege naturalmente. Esta raça ativa e brincalhona precisa da pelagem para estar com a pele saudável. Atividades na água, atividades no campo e até mesmo um passeio na rua pode se tornar um perigo para um Golden sem a proteção dos pelos. A pelagem bem tratada irá prevenir fungos, cortes, arranhões e problemas de exposição aos raios ultra violetas.

 

4 - A hidratação do organismo está ligada a pele

Raspar um cão pode inclusive trazer problemas de desidratação. A proteção natural da pele se foi e seu cão agora está muito exposto ao calor. A pele irá perder humidade, podendo, em casos extremos, causar desidratação - principalmente em cães que fazem muitas atividades outdoor.

 

5 - Não se preocupe com o pelo. Se preocupe com o focinho

No verão, o que mais se fala e o que mais se vê são cachorros tosados. Como vimos aqui, este é um erro que você não irá mais cometer. A pelagem não deveria ser acusada como um “problema” no verão. Na realidade ela é aliada dos pets.

 

O que realmente devemos nos preocupar é com os cães braquicefálicos - aqueles cães de focinho achatado. Estes cães sofrem com as altas temperaturas e requerem cuidados redobrados. Se você tem cães das raças: Buldogue inglês, Boxer, Buldogue Francês, Pug, Boston Terrier, Shih Tzu, Pequinês, Lhasa Apso (ou qualquer raça de focinho achatado), fique ligado no nosso canal do YouTube. No próximo mês lançaremos um vídeo com dicas de verão para você e seu pet.

 

E você já tosou alguma vez seu pet para o verão? O que achou da experiência? Conta pra gente! Deixe um comentário e compartilhe aqui sua história. Para mais dicas e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se nosso canal do YouTube!


gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com