Enriquecimento Ambiental Para Cães - 7 ideias de brincadeira para distrair seu pet (durante a quarentena)

23/04/2020

 Allan Wajnberg    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

 Cães são animais sociais, assim como nós, humanos. Os cães precisam se exercitar, se distrair, se relacionar e ser estimulados física e mentalmente.  

Cães em apartamentos, ou que ficam longos períodos em espaços pequenos, tendem a desenvolver stress, ansiedade, tédio e até mesmo manias - latir, se lamber sem parar, cavar as paredes ou portas, destruir objetos. Estes comportamentos são um alerta. Seu cão precisa de estímulos, atividades e convívio social com outros cães.

E como resolver? Você pode organizar sua casa para oferecer inúmeros estímulos para seu cão! Confira as dicas que preparamos:

1 - Mantenha seu cão entretido

Não é fácil manter um cão entretido o dia todo. Até porque, muitos tutores passam o dia fora trabalhando. Então, como manter o cão distraído, mesmo quando você está fora de casa? Brinquedos interativos! Existem inúmeros brinquedos interativos a venda na internet. Mas você também pode criar alguns brinquedos interativos e desafiadores para seu pet!

Pegue uma garrafa pet, retire o rótulo e faça alguns furos nas laterais. Coloque alguns petiscos dentro da garrafa e deixe seu cão se divertir tentando tirar a comida lá de dentro. Você pode fazer o mesmo com uma bolinha de tênis! Eles adoram!!! Importante: se seu cão for do tipo que engole tudo, o ideal é procurar um brinquedo interativo de borracha bem resistente para evitar a ingestão de pedaços de plástico.

 

2 - Caça ao tesouro

Cães têm olfato super apurado. E eles adoram desafios mentais! Esconder petiscos em certas áreas da casa e estimulá-lo a encontrar é uma distração muito estimulante. Comece com locais mais fáceis e depois pode tornar a brincadeira mais difícil. Com o tempo, mesmo que você não tenha colocado um petisco, o cão vai procurar nos locais usuais, o que se torna uma distração para momentos que poderiam ser entediantes.

 

3 - Brincadeiras para você e seu cão

O enriquecimento ambiental pode contar com brincadeiras estimulantes entre o tutor e o cachorro. Jogar bolinha, cabo de guerra, brincar com bichinhos que fazem barulho, correr no quintal, sair para dar um passeio, pegar sol e até mesmo brincadeiras na piscina podem ser muito divertidas e estimulantes. Deixarão seu pet mais próximo de você!

 

4 - Os melhores brinquedos

Ossos de couro são excelentes para cães de todos os tamnhos. Mastigar aquele couro deixa os cães super entretidos! Eles podem passar horas roendo aquele osso que vira um chicletão de tanto que eles mastigam. Escolha um tamanho adequado para seu pet e compre vários! Essa distração é excelente para todos os momentos. 

Brinquedos de borracha (adequados para cães) também são estimulantes e ajudam aos cães ansiosos a controlarem um pouco seus impulsos.

 

5 - Para dias quentes

Fazer “picolés” da carninha de lata que ele mais gosta também pode ser uma opção de entretenimento, uma forma de refrescar e nutrir seu cão! Eles adoram! Mas faz uma sujeira! Então, se prepare!

 

6 - Esconde-esconde

Cães adoram brincar! Brincar de esconde esconde com seu cão pode ser um sucesso! Se você se esconder e chamar o seu cão, ele irá te procurar com certeza. Alguns cães encontram rápido, outros demoram um pouco mais. E a reação quando te encontrar, é sempre aquela festa!

 

7 - Na hora de comer

Também é possível tornar a hora das refeições um momento de desafio! O cão se sentirá muito mais satisfeito e estimulado. Existem diversos comedores para alimentação lenta (pode procurar no google que você encontrará vários modelos) que proporcionam um desafio para o pet. Excelente para cães que costumam comer muito rápido, daquele tipo que nem mastiga. Estes comedores ajudam o cão a comer mais lentamente, ajudando a digestão e gerando um estímulo extra na hora de comer.

Veja também:

Atenção:

- Se o cão tiver tendência a engolir pedaços de objetos, as brincadeiras deverão ser sempre supervisionadas para evitar acidentes como obstrução gástrica. 

- Quando iniciar os enriquecimentos ambientais, é ideal monitorar as brincadeiras para ter certeza de que seu cão não irá interagir de forma perigosa com o brinquedo (como tentando engolir, por exemplo).

- Se você têm 2 ou mais cães, ofereça a comida em brinquedos diferentes e afastados um do outro. E Nunca deixe brinquedos interativos com petiscos ao sair de casa no caso de ter 2 ou mais cães, pois pode gerar briga. 

 Gostou destas dicas? Seu cachorro tem alguma brincadeira preferida? Já testou alguma dessas dicas?Conta pra gente! Deixe um comentário e compartilhe aqui sua experiência. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se nosso canal do YouTube!

gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com