Entre os dias 10 e 17/08 o Ministério da Saúde está promovendo a "Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose". A Leishmaniose é uma doença infecciosa grave que afeta a vida de humanos e animais domésticos como cães e cavalos. Esta doença é mais comum em regiões quentes e úmidas.
Transmissão
A transmissão ocorre apenas através do mosquito-palha!
"A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado."
Fonte:Ministério da Saúde
Sintomas
A Leishmaniose visceral canina muitas vezes é silenciosa e assintomática, o que faz com que muitas vezes o tutor só perceba a doença já em quadros avançados. Mas a doença pode ser detectada em exames de sangue específicos.
Os sintomas principais da Leishmaniose visceral canina são:
- Emagrecimento;
- Pelagem enfraquecida;
- Lesões na pele - principalmente no focinho, região dos olhos e orelhas;
- Cansaço;
- Crescimento exacerbado das unhas;
- Perda de apetite,
- Aumento do abdomen;
- Febre;
- Paralisia dos membros.
Prevenção
- Vacina
Este é o modo de prevenção mais eficaz! São 3 doses iniciais e depois a vacina passa a ser anual.
Verifique com seu veterinário de confiança a vacina mais adequada para seu amigão.
- Higiene
Como o mosquito-palha deposita seus ovos em matéria orgânica e não em água parada como o Aedes Aegypti, é importante manter o local sempre limpo, sem lixo, folhas acumuladas, sem fezes do cão.
- Repelentes
Utilizar repelentes próprios para cães que ajudam a evitar que seu dos seja picado pelo mosquito-palha.
- Atenção aos horários
Como os mosquitos são mais ativos à noite, evite passear ao entardecer. Prefira horários que ainda tenha sol.
- Telas de proteção
Se você mora em região com muito mosquito, utilizar telas mosquiteiro pode ajudar a controlar a entrada desses insetos em casa.
Tratamento
De acordo com a médica-veterinária Dra. Bruna Veiga, desde 2018, um novo medicamento de uso exclusivo nos pets, chamado Milteforan, oferece tratamento a esta doença, antes sem cura em pets.
Atenção
"Lembre-se de que os casos de leishmaniose são de comunicação compulsória ao serviço oficial de saúde." ( Dr. Drauzio Varella )
Esta doença é grave e pode matar. Procure se informar com seu veterinário de confiança e fique atento às dicas de controle e prevenção.
E o seu cachorro? Já tomou a vacina que previne a Leishmaniose? Conte para nós nos comentários. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!