Música para Cães

08/04/2021

 Mirian Ribeiro    Notícias




Imagem Blog Tunghats Resort

Você sabia que a música pode ser essencial para o dia a dia do seu cão?

 

Assim como para os humanos, a música desempenha um papel importante para os cães. E não é conversa fiada ou achismo. Um estudo foi desenvolvido comprovando os efeitos positivos no organismo dos cães em consequência da música. Uma boa playlist é capaz de mudar o humor e os sentimentos de todos!

 

Primeiro vamos entender a audição dos cães

 

A médica veterinária Dra. Luciana Martins Neves, explica que: “Os cães são capazes de detectar sons tão baixos quanto a frequência de 16 a 20 Hz (em comparação a 20 a 70 Hz para humanos) e tão altos quanto 70.000 a 100.000 Hz”.

 

A audição dos cães é super apurada, eles escutam sons que nós não. Com isso, já podemos perceber que eles certamente são influenciados pelos sons do ambiente.

 

Estudo comprova que a música faz bem aos cães

 

O estudo realizado por cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, aponta o efeito de cinco gêneros musicais no bem-estar da matilha de um canil: música clássica, pop, motown, reggae e soft rock.

 

“Assim que as canções começavam, os cachorros ficavam mais calmos, os batimentos cardíacos desaceleravam e o nível de cortisol, o hormônio do estresse, caía”, explica o professor de fisiologia integrativa Neil Evans, um dos autores do trabalho, conduzido em parceria com a Sociedade Escocesa de Prevenção à Crueldade contra Animais. 

 

Fonte: Revista Veja Saúde

 

Os resultados apontam a diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial dos cães ao escutarem música. De modo geral, a música clássica é a mais versátil, acalmando independente da situação. O estudo da Universidade de Glasgow também ressalta que os estilos reggae e soft rock controlaram melhor a agressividade e os latidos.

 

Dicas na Hora de Colocar Música para seu Cachorro

 

- Teste os estilos de música citados no estudo e veja como seu cão reage a cada um. Escolha o que for mais tranquilizante e agradável para você e para seu pet.

- O volume deve ser suave, baixo. Como explicado pela Dra. Luciana Martins Neves, os cães têm audição aguçada.

- Não precisa ter controle de tempo. Então, caso seu cão goste de escutar música, por exemplo, deixar o som ligado baixinho sempre que você sair para trabalhar, pode ser um excelente conforto para seu amigo de 4 patas.

- A música clássica é infalível! Na nossa experiência aqui no Tunghat’s Resort, todos os cães apresentam relaxamento e estado de calma ao escutar música clássica. Mas é sempre válido expor seu amigão a estilos musicais diferentes e observar como ele reage.


E o seu cachorro, gosta de música? Compartilhe conosco nos comentários o estilo favorito de vocês. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!


gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com