Precisamos Conversar: “Diga não a venda de animais”

19/09/2019

 Mirian Ribeiro    Notícias




Imagem Blog Tunghats Resort

“Cachorro não é coisa”, “Diga não a venda de animais”, “protetores de animais” são termos que têm populado as mídias sociais, os jornais as discussões entre amantes de animais e o também a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Mas muita gente tem levantado bandeiras sem saber sobre o que realmente está falando, sem saber o que realmente está apoiando. Por isso, achamos muito importante escrever este texto para ajudar a você a ter mais informações sobre o assunto, para que você possa fazer uma escolha consciente ao invés de ficar simplesmente repetindo uma frase que pareceu ter um apelo positivo.

Nesta semana, no dia 16/09/2019, segunda feira, ocorreu um debate público para discutir o Projeto de Lei 1266/19, do vereador Dr. Marcos Paulo (Psol), que proíbe a venda de animais de estimação na cidade do Rio. Em um primeiro momento, muitas pessoas que gostam e respeitam os animais, se deixam envolver pela idéia do “Diga Não à Venda de Animais”, uma idéia que parece consciente e cheia de boas intenções. Mas poucas pessoas param para investigar o que realmente esta lei está propondo e suas consequências.

Aqui no Tunghat’s, todos somos realmente APAIXONADOS por cães! Temos cães desde nossas infâncias e sabemos quão maravilhosos são estes seres! Que para nós são realmente nossa família! Temos cães adotados, temos cães de criadores, cuidamos de cães dos cariocas mais exigentes e temos há 30 anos, uma criação maravilhosa de Husky Siberiano! Esta raça incrível e enigmática a qual somos TOTALMENTE apaixonados!

Por princípio, a Lei deveria proteger os animais e estabelecer formas de se impor que os animais sejam tratados com respeito, amor e boas condições de abrigo e alimentação. Certo?

Mas a lei (Projeto de Lei 1266/19, do vereador Dr. Marcos Paulo -Psol) que está em votação é vazia, exclui o direito de propriedade e não cria nenhuma forma de proteger os animais. O único objetivo da lei é ferir quem cria animais de maneira séria a fim de atrair atenção pública em nome de uma causa que de nobre, só tem a fachada.

A verdade é que, como em tudo no mundo, existe o bom e o mau. Existem milhares de bons criadores e infinitos protetores ruins. Particularmente eu conheço mais de 100 criadores do Brasil que oferecem estruturas dignas de realeza para seus cães. Cães que andam em jatinho particular, cães que têm equipes inteiras a sua disposição, cães que dormem na cama, brincam a vontade nas casas de seus tutores, são alimentados das melhores rações ou até dietas naturais e frescas, verdadeiros reis! E também já visitei muitas instituições de adoção e proteção que oferecem condições terríveis para os animais. Onde são amontoados em canis apertados, sem banho, com alimentação precária. 

Neste 30 anos, construímos um sonho! Investimos tudo neste espaço que hoje é o Tunghat’s Resort e Tunghat’s Siberians. Um lugar onde os cães realmente se divertem, recebem o melhor cuidado, alimentação de alta qualidade, cuidadores que se dedicam integralmente aos nossos cães, proporcionando atividades para cada um de acordo com cada personalidade.

 Aqui, como em muitos outros criadores do Brasil, o trabalho é sério e com muito respeito aos animais. Nosso objetivo é perpetuar a raça Husky Siberiano no Brasil e no Mundo preservando suas melhores qualidades físicas e genéticas. 

Mas esta lei quer extinguir cães de raça. Quer acabar com o sonho e vidas inteiras de investimentos e dedicação. Esta lei quer acabar com a sua opção e direito de escolha. Esta lei quer extinguir em poucos anos, com os animais domésticos. Não teremos mais:

 - Cães Farejadores - Ajuda a Policia

 - Cães Guia

 - Cães de Resgate (exemplo de Brumadinho)

 - Cães de Guarda 

 - Cães como animais de apoio emocional

 - O Melhor Amigo do Homem há séculos

 

Para não me prolongar, queria deixar o pensamento: Por quê Bois, Vacas, Cabras, Galinhas, Porcos, Cavalos não entraram na lista de proibidos de criar e comercializar? As condições de criação destes animais são abusivas e desumanas e há anos de conhecimento público. Nós queremos sim lutar pelos direitos dos animais! E por isso apoiamos 100% a lei que rege a criação de Animais Domésticos no Rio de Janeiro. Uma lei completa, coerente e bem pensada, que realmente concede direitos dignos aos animais e cobra dos criadores sérios que seus animais sejam bem tratados e nunca explorados. Vale ler e entender:

JusBrasil - Lei 8057/18 | Lei nº 8057 de 19 de julho de 2018. do Rio de janeiro

“Art. 1º Esta Lei destina-se a regulamentar o registro, a reprodução, a doação, a compra e venda de cães e gatos domésticos, bem como a criação de cadastro de registro de animal, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro”

Para quem quer se aprofundar no assunto, também vale a leitura:

Projeto de lei que está em aprovação (Projeto de Lei 1266/19, do vereador Dr. Marcos Paulo -Psol) - é importante ler e aferir a falta de detalhes da possível lei, e como ela irá prejudicar, muito mais do que ajudar, os animais e uma grande porcentagem da população. Não se engane que isso irá ocorrer só no Rio. Se não agirmos, esta lei irá se proliferar em outros municípios, levando as raças e os cães a extinção em poucos anos no Brasil.

Jornal do Brasil- Debate público na Câmara Municipal do Rio discute a comercialização de animais de estimação nesta segunda

E você, o que acha desta nova lei em aprovação? Conta pra gente! Deixe um comentário e compartilhe aqui sua opinião. Para mais dicas e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se nosso canal doYouTube!

 


gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com