Se você tosa seu cachorro no verão, você precisa ler isso

25/09/2023

 Mirian Ribeiro    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

Nós costumamos usar roupas mais leves no verão. E por associação, acabamos acreditando que a pelagem dos cães pode esquentar muito no verão. Por isso, muitos tutores acabam tosando seus pets no verão. Mas veterinários e especialistas têm um alerta para os tutores!


É indicado tosar cães no verão?


Raspar os cães no verão não é indicado. A tosa pode dificultar os mecanismos de termorregulação do animal, uma vez que a pelagem atua como um protetor e isolante térmico, fazendo com que o animal não perca ou receba calor em excesso.


Com isso, ao tosar seu cão pensando em refrescá-lo, você acabará tirando a proteção natural da termorregulação do cão. Além disso, a pelagem protege a pele dos cães dos raios solares. Desta forma, ao raspar, a pele fica mais exposta, podendo causar queimaduras, acelerar a desidratação, deixar o cão com mais calor e trazer problemas de pele.


Muitas vezes, vemos cães da raça Husky Siberiano, Golden Retriever e Samoiedas raspados no verão. A tosa não é aconselhável para estas raças. Como citado acima, a natureza garante que através da pelagem, estes cães consigam fazer a termorregulação em parâmetros normais de temperatura. Ao contrário do que a lógica pode indicar, tosar o cachorro acabando com a pelagem natural, pode fazer com que ele sinta ainda mais calor, uma vez que estará com a pele mais exposta. 


Tosa higiênica para cães


A tosa higiênica é indicada para certas raças e deve ser mantida para que seu cão fique limpo, com a pelagem adequada, desembolada e saudável. A pelagem saudável ajuda a manter a saúde da pele do seu pet. 


Todos os cães devem ser escovados periodicamente para limpeza e manutenção da pelagem e da pele. 


Como Refrescar o cão no verão


Oferecer um local fresco e arejado para o seu cão, deixar sempre disponível água gelada e limpa, ar-condicionado ligado caso vá deixá-lo sozinho em local fechado, tapetes gelados e se possível, banhos de piscina ou de mangueira nos dias mais quentes. 


E aí?Você costumava raspar seu cão no verão? Conta para a gente nos comentários. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!


gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com