Seu cão sofre com ansiedade de separação?

11/04/2024

 Mirian Ribeiro    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

Muitas crianças e adultos sofrem com ansiedade de separação. E esta mesma condição já foi identificada nos cães. Mas a ansiedade de separação pode ser contornada, e é justamente o comportamento do tutor que precisa mudar. 


5 Passos para ajudar a mudar o comportamento de Ansiedade de separação com seu cão:


1 - Crie um espaço de conforto para seu cão

Normalmente a “caminha” é uma boa referência. Ensine seu cão a palavra “caminha” ou “casinha” sempre se referindo e apontando para o lugar de deitar do seu pet. Estimule-o a gostar deste espaço dando petiscos e fazendo carinho enquanto seu cachorro estiver na “caminha”. 


Ao aprender a referência da “caminha” e assimilar o espaço a boas experiências como carinho e petiscos, procure ensinar ao seu cão a permanecer por alguns minutos na “caminha” mesmo quando você não estiver no cômodo. Dê o sinal de “caminha” e quando ele estiver deitado, fale “fica” e saia por algum segundos do cômodo e retorne. Vá aumentando a quantidade de tempo entre o comando “fica” e o seu retorno para o cômodo. Ao retornar, se o seu cão ficar na caminha até sua volta, aja naturalmente. Caso ele tenha saído da caminha, volte a comandar “caminha” e “fica” e repita o exercício.


Através deste exercício, você poderá comandar seu cão a ir para a “caminha” e “ficar”, no momento em que você estiver prestes a sair de casa. Com este costume, seu cão irá para a “caminha” e acabará se distraindo e não focando na sua saída


2 - Aja com naturalidade ao sair e ao retornar para casa


Evite fazer muita festa na hora de retornar para casa e evite o excesso de emoção no momento da saída. Apesar de difícil, quanto menos marcante for o momento da sua saída e do seu retorno na rotina do seu cão, mas fácil será a adaptação e o dia sozinho do seu pet.


3 - Certifique-se de que seu cão está bem amparado antes de sair de casa


Um cão feliz e saudável é um cão que passeia, que tem estímulos físicos e mentais, um animal bem alimentado e que tem conforto. Com isso, é importante que antes de sair e deixar seu cão, você tenha organizado o dia dele também. Um bom passeio antes de sair, alimentação adequada e uma caminha confortável, além de brinquedos estimulantes, ajudarão seu cão a ter um bom dia! 


4 - Aumentar a vida social de seu cão


Proporcionar momentos de brincadeiras com outros cães, exercícios, interação e atividades também ajuda a diminuir a ansiedade da separação, já que seu cão irá se tornar mais independente e estimulado. Aqui no Tunghat’s Resort, nossos recreadores estão sempre prontos para brincadeiras divertidas e para promover interação entre os cães. 

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

@TunghatsResort


5 - Associe sua saída a um momento positivo para seu cachorro


Por alguns dias, você pode fingir que vai sair, seguindo todo ritual de pegar bolsa, chaves e ir até a porta. Mas neste momento, dê um petisco para o seu cão e retorne a casa normalmente. Após algumas “falsas saídas” seu cão irá assimilar este movimento a algo que ele gosta. O que diminuirá a ansiedade no dia a dia. 


Gostou destas dicas? Agora comenta aqui embaixo se seu cachorro sofre de ansiedade de separação. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!


gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com