10 Dicas para o Verão do seu Cachorro

06/12/2019

 Mirian Ribeiro    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

 O verão 2020 está aqui! A estação mais esperada e adorada do ano! Tempo de curtir praia, parques, ar livre e muitos, muitos passeios com o dog! 


 Para você passar um verão tranquilo e seguro com seu melhor amigo, preparamos 10 dicas essenciais para você ficar de olho:

 

1 - Cuidado com os horários mais quentes do dia

No verão, o dia costuma ser muito quente. Por isso é essencial prestar atenção aos horários dos passeios e buscar sempre locais arborizados e com piso fresco - asfalto quente é tortura para os cães. Se queima o nosso pé, queima as patinhas deles também. Prefira sempre passeios antes das 10:00 da manhã e após as 17:00 da tarde.

 

2 - Sombra e Água Fresca

Este deve ser seu mantra para o verão. Seu cão precisa de muita água para se hidratar, então deixe sempre uma vasilha de água fresca e limpa disponível para ele. Outro detalhe importantíssimo é deixar o cão em local arejado e com sombra. Nunca deixe seu cão exposto ao sol sem opções de abrigo com sombra e ventilado.

 

3 - Não Exagere nos Exercícios

É sempre importante estar atento às limitações físicas do seu pet. Os exercícios, assim como para nós, devem ser feitos na medida que o corpo suporta, sem exageros. As pausas e os períodos de hidratação são fundamentais, principalmente no verão, já que as altas temperaturas, junto a um excesso de exercício, poderão causar uma sobrecarga grave no organismo do cão.

 

4 - NUNCA Deixar o Cachorro Sozinho no Carro

Essa dica é muito importante! NUNCA deixe seu pet sozinho no carro - nem no verão nem em nenhuma outra época do ano. Nem mesmo com a janela aberta. A temperatura do carro pode subir muito rapidamente e levar a morte do seu amigão. 

 

5 - Parques e Praias

Passeios no verão em áreas de céu aberto são muito agradáveis. Mas sempre certifique-se de que exista uma área sombreada para seu cão se refugiar do sol e sempre muita água fresca disponível. Também é importante verificar se o parque ou praia que você está indo passear, aceita cães.

 

6 - Protetor Solar nos Cachorros

O protetor solar é importante também nos cães! Principalmente em cães de pêlo curto, pêlo claro e que tenham áreas de pele mais exposta. Indicado passar principalmente no focinho e orelhas. Existe protetor solar pet, que são os mais adequados para o cão. Mas caso você não encontre, pode optar por protetor solar infantil. Consulte seu veterinário de confiança para a indicação do protetor solar.

 

7 - Atenção Redobrada em Cães de Focinho Curto

Cães braquicefálicos (com focinhos curtos) são mais suscetíveis a hipertermia e choque térmico. Por isso redobre a atenção no verão. Nada de muito exercício ou agitação, ofereça muito líquido, água geladinha, local bem fresco e se possível, nos horários mais quentes do dia, deixe o cão em quarto com ar condicionado. Fuja do sol e do calor com seu pet de focinho curto: bulldogs, pugs, boxers, shih-tzus, entre outras raças do tipo.

 

8 - Atenção a Respiração

Se seu cão apresentar sinais de muito cansaço, respiração ofegante, dificuldade para respirar, se estiver babando muito, não quiser se mexer, não quiser beber água… fique atento e entre em contato imediatamente com o veterinário. Procure refrescar a barriga e axilas rapidamente com toalhas molhadas e geladas, coloque o animal em local fresco e vá direto para o veterinário de sua confiança. Este pode ser um quadro de hipertermia e choque térmico.

 

9 - Piscina e Mar

Muitos cães AMAM de paixão a água. Principalmente no verão. Mas é extremamente importante lembrar que o cão é como uma criança e NUNCA pode ficar sem supervisão no mar nem na Piscina, pois pode acabar de alguma forma, se afogando. Então sempre esteja por perto quando seu cão estiver com acesso ao mar ou a piscina.

 

10 - Brinquedos e Atividades Geladas Para Refrescar o Cão

Dias de verão divertidos e com muitas atividades! Sim! É possível e é muito legal! Aproveite as altas temperaturas para criar brincadeiras diferentes para seu pet através do enriquecimento ambiental! Fazer picolé congelado de água com a carninha sachê preferida do seu cachorro, cubos de gelo na vasilha de água...se tiver quintal, coloque baldes rasos com água para ele/ela poder brincar de cavar, se molhar e se refrescar… pura bagunça e muita diversão garantida! Colocar os brinquedinhos favoritos no freezer e dar eles geladinhos, também é uma dica deliciosa!

  

Gostou destas dicas? Já fez algumas destes enriquecimentos ambientais para seu amigão? Conta pra gente! Deixe um comentário e compartilhe aqui sua opinião. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se nosso canal do YouTube!

 


gostou? comente!

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com