Cada vez mais médicos e cientistas utilizam os animais como parte do tratamento de pessoas com deficiências, depressão, ansiedade, estresse e autismo.
Quem tem cachorro sabe como estes animais melhoram e alegram o dia-a-dia da família. Estudos já comprovaram que o simples fato de sentar e fazer um cafuné no seu pet pode aumentar os níveis de serotonina, diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca. Os benefícios são inúmeros!
Mas os Animais de Assistência Emocional (ESAN - Emotional Support Animal) são muito mais que um pet, são animais especificamente treinados para proporcionar auxílio, companheirismo e conforto a seus tutores. Um cão de Assistência Emocional estimula a socialização e a prática de exercício, além de criar um vínculo emocional, ajudando à pessoas com depressão a se conectarem e terem uma responsabilidade na sua rotina.
Um estudo desenvolvidos pelos pesquisadores Jorge Mota Pereira e Daniela Fonte, publicado em 2018 no Journal of Psychiatric Research, aponta que "animais de estimação aumentam a eficácia de medicamentos antidepressivos em pacientes em tratamento", comprovando a importância e os benefícios da convivência entre humanos e pets.
Recentemente o goleiro Bruno Landgraf falou para a Veja SP sobre a importância e apoio que vem recebendo de sua Golden Retriever Kyra, que é cão de assistência do atual atleta paralímpico. "Ela me ajuda em tarefas como levar e trazer objetos e até na hora de vestir uma roupa".
Os cães de assistência emocional, assim como cão guia, cães farejadores e outros cães de serviço são fruto do trabalho de criadores de cães de raça que buscam preservar estes instintos, dando oportunidade a sociedade de desfrutar do melhor que estes animais podem nos oferecer.
E o seu cachorro? É um cão de suporte emocional ou um “cãopanheiro”? Conte para nós nos comentários. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!