Ansiedade nos cães e como resolver

21/07/2023

 Cynthia Noronha    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

A ansiedade já é descrita como o mal do século por autores, médicos e cientistas. Afligindo diversas pessoas de diferentes idades e faixas sociais, este mal afeta também os cães. 

Diversas linhas de estudo comprovam a ansiedade em cães e alertam sobre como ela afeta o comportamento e a saúde dos animais.

Muitas vezes, comportamentos ou até mesmo problemas de saúde podem ter causa a partir da ansiedade que seu cão vem sofrendo. E existem alguns indicativos de ansiedade em cães. 


1 - Como Identificar se seu cão sofre de ansiedade


- Vontade de fugir em situações em que o cão deveria estar a vontade;


- Inquietação excessiva;


- Nervosismo e Insegurança;


- Atitudes imensas e que demonstrem mal-estar;


2 - Quando a ansiedade já se manifesta no comportamento ou saúde


- Estado de alerta - latidos em excesso;


- Hiperatividade;


- Lambedura excessiva das patas;


- Queda de pelo;


- Problemas digestivos (vômitos, diarréia)


- Agressividade;


- Comportamento destrutivo;


Se seu cão apresenta estes comportamentos, vale a pena buscar ajuda junto a um veterinário de confiança. A ansiedade não tratada pode gerar problemas graves como tumores, alterações no sistema imunológico, e impossibilidade do cão de conviver com outros cães (em consequência a agressividade).


3 - Dicas para reduzir a ansiedade de seu cão no dia-a-dia


- Terapia comportamental ou adestramento;


- Aumento das atividades da família com o cão;


- Oferecer oportunidades de socialização com outros cães;


- Férias caninas - as férias para cães em bons hotéis especializados são excelentes oportunidades para o cão conviver com outros cães, fazer amizades, praticar atividades físicas e se desvencilhar de uma rotina de ansiedade na qual ele passa o dia a sua espera.


Como já citamos aqui no Blog do Tunghat's Resort, um estudo publicado no Jornal Science Direct analisou 29 cães em períodos em suas casas e depois em um hotel para cães e a conclusão é que “os cães se mostraram geralmente mais ativos nos hotéis para cachorro”, e esta atividade promove bem estar, mudanças positivas psicológicas, fisiológicas e comportamentais. 


Estas dicas podem fazer grande diferença na vida do seu cão e poupar dinheiro e saúde emocional, já que ninguém aqui quer ver o seu cãozinho sofrendo ou doente por um problema que poderia ter sido resolvido de modo simples. 


E aí? Seu cão apresenta sinais de ansiedade? Compartilhe conosco nos comentários o que você vai fazer para ajudar seu dog a sair deste quadro. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!


gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com