Barulhos da Copa e meu cachorro está com medo

19/06/2018

 Mirian Ribeiro    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

Copa do Mundo é festa! Muita comemoração, muita energia, fogos, vuvuzela, gritaria… ou seja, muito barulho!!! Este barulho afeta os pets de diferentes formas. Muitos podem até passar mal. Você que tem um cachorro e ou gato, fique atento neste período de Copa.

 

Os animais possuem sensibilidades auditivas diferentes das dos humanos. Os cães e os gatos são mais sensíveis aos sons do que nós. Em grandes comemorações, como na Copa, nós mesmos acabamos atordoados com tanta “bagunça”, imagine só os nossos pets.

 Entenda porquê os Fogos deixam os cães com medo

Em primeiro lugar, eles não sabem e não entendem porque aqueles sons estão acontecendo - eles não sabem que é uma comemoração, então se assustam. Em segundo lugar, por não entender estes sons, os cães podem ficar muito agitados, com medo e tentando se esconder - estes comportamentos demandam atenção. Em terceiro lugar, estes sons de gritos, explosões de fogos e vuvuzelas, são muito mais altos para nossos pets do que para nós.

Sensibilidade auditiva dos cães é maior que a dos humanos.

Sensibilidade auditiva:

Ser humano: 20 mil Hertz

Cachorros: 50 mil Hertz

(Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT596707-1716-2,00.html)

Agora que você entende o porquê estas datas comemorativas podem ser tão incômodas para o seu cachorro, é importante tomar certos cuidados no período da Copa do Mundo:

 Cuidados com seu cão durante a Copa do Mundo

1 - Não Restringir seu cão: Muitas vezes, pensamos que restringindo o espaço do cão em momentos de stress pode ajudar. Errado. Prender o animal em um momento em que ele se sente inseguro, pode piorar a situação. Normalmente, quando assustados, eles tendem a correr de um ponto ao outro, tentando se esconder ou ficar mais confortável. Nesta correria, tentar prender o cão pode acabar o machucando, ou fazê-lo tentar pular janelas, arrebentar portas, como uma tentativa de fugir também daquele espaço que ainda está sendo interpretado como uma ameaça. Se normalmente ele fica solto em casa, deixe ele solto, tendo os mesmos acessos. Mas fique muito atento a portas e janelas. Se você mora em casa, muito cuidado com a porta. Os cães ficam desnorteados com o barulho excessivo e podem tentar fugir. Se você mora em apartamento, MUITO cuidado com janelas e varandas. É indicado para quem tem pets, colocar telas de proteção nas janelas e varandas. Caso você não tenha telas de proteção, mantenha as janelas e varandas fechadas nesta época de comemoração. Muita gente acha que isso pode ser bobo, principalmente quem tem cão. As pessoas tendem a achar que os cães não pulariam janelas ou varandas. Eu moro em condomínio de apartamento. Infelizmente, mais de 1 vez, cães pularam de seus apartamentos porque não havia grade de proteção, e acabaram falecendo. Uma tragédia. Então, nunca conte que “meu cão não irá pular”. Mantenha sempre estes locais protegidos ou inacessíveis ao pet. 

2 - Nunca prender em uma coleira: Nunca deixe seu cão preso em uma coleira. Principalmente em dias de jogo. Isso pode ser fatal. Os cães, presos e com medo, podem começar a rodar e acabar se enforcando na guia. Ou podem dar fortes trancos tentando fugir para se esconder e com a tensão da coleira, podem se machucar seriamente.

3 - Isolar a piscina: se você mora em casa com piscina, isole a área da piscina. Nunca deixe seu cão acessar a área da piscina desacompanhado, principalmente em dias de Copa. O cão pode, tentando fugir do barulho, cair na piscina, o que aumentaria exponencialmente seu stress, e mesmo sabendo nadar, poderia ser fatal.

4 - Viajar: Se você for viajar em dias de Copa, ou assistir o jogo fora de casa, nunca deixe seu cão sozinho. Peça a um familiar de confiança que fique em sua casa com seu cachorro ou leve-o para o seu Hotel para Cães de confiança. Levar o cão para um Hotel para cães especializado e em região tranquila, pode ser uma opção para acalmar o cão em período de Copa. Mas certifique-se de que o local escolhido seja seguro e que tenha uma equipe qualificada e dedicada.

Aqui no Tunghat’s Resort nós estamos preparados para receber os cães com muita segurança, brincadeiras e muita atenção. Tudo sem barulhos e sem stress! Estamos em meio a reserva florestal, que nos protege das confusões da cidade, um privilégio.

Dicas para acalmar seu cão em dias de Copa do Mundo

Você também pode fazer algumas coisas para acalmar seu pet em dias de Copa. Nós, particularmente, gostamos muito destas 2 dicas, que fazemos com nossos dogs há anos e sempre funcionam:

- Música: As músicas relaxantes como músicas clássicas, bossa nova ou músicas de ninar para bebês são excelentes para acalmar os cães. Esta sensação de conforto que as músicas nos dão, também acalmam e causam um sentimento de proteção e familiaridade aos cães. 

- Cheiros: Borrifar infusões de essências calmantes no ambiente podem ajudar o cão a se sentir mais tranquilo e confortável. Mas é importante que sejam essências naturais e apropriadas. Nunca utilize perfumes, que podem intoxicar os cães. Óleos naturais calmantes de camomila ou lavanda são opções que agradam a meus cães. Sempre dilua o óleo e borrife no ar. Nunca deixe o cão ingerir e nunca borrife diretamente no cão. 

As dicas de hoje são muito importantes para a proteção de seu cachorro. Se tiver mais dicas para compartilhar conosco ou se tiver uma história para contar sobre dias de jogos ou barulhos que incomodaram seu cachorro, conta para a gente aqui embaixo! 

Para mais dicas e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se nosso canal do YouTube!


gostou? comente!

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com