Época de Páscoa e as nossas casas ficam cheias de chocolates. Quem é mãe ou pai de pet, adora agradar o amigão com um petisco gostoso! Mas e aí? Cachorro pode comer chocolate?
A resposta é não. Cachorro não pode comer chocolate.
O chocolate possui uma substância chamada teobromina. Esta substância não é metabolizada corretamente no organismo dos cães, o que ativa o sistema nervoso central por um tempo muito longo.
Ao comer chocolate, os cães podem apresentar:
- hiperatividade
- temperatura corporal elevada,
- diarréia,
- convulsões,
- vômito,
- respiração ofegante
- batimentos cardíacos acelerados.
Os sintomas da intoxicação podem demorar de 6 a 12 horas para aparecer.
O Tipo de chocolate importa
Um detalhe importante é que o tipo do chocolate importa! Assim como a quantidade ingerida. O Chocolate Amargo contém mais teobromina que o chocolate ao leite ou chocolate branco.
É importante ressaltar que dependendo da quantidade ingerida e do tamanho da raça, há risco de morte, mesmo sendo um quadro raro. Caso você perceba que o seu cão ingeriu chocolate, leve-o ao veterinário de confiança imediatamente.
Petiscos alternativos, saudáveis e deliciosos
E para quem adora dar um petisco especial para os dogs, busque alternativas próprias para cachorro, assim a saúde do seu cão estará protegida. A gente preparou 2 idéias aí embaixo para você preparar para seu amigão nesta páscoa!
Picolé de frutas
Você pode preparar um picolé de frutas para seu cão. Bata água de coco com morango e melancia, coe e congele em forminhas de picolé. Para o palitinho, utilize petisco tipo palitinho comestível para cães. Quando estiver congelado, desenforme e segure para seu pet ir consumindo aos pouquinhos. Cuidado com o palitinho! Nunca utilize palitinho de plástico ou de madeira.
Você pode variar a receita com banana, maçã, laranja e mamão. Sempre retire as sementes.
Sorvetinho de patê
Outra opção deliciosa para os cães é fazer os picolés com essas latinhas de carne tipo patê para cães. Escolha uma latinha de boa qualidade, bata com uma cenoura e congele esta pastinha em forminhas de gelo ou em forminhas de picolé. Se optar por picolé, lembre-se de colocar o palitinho com petisco comestível em formato de palito (palitinho de plástico ou de madeira farão seu cão engasgar e são perigosos para a saúde).
É importante lembrar que o picolé caseiro, sorvetinho de patê e gelinho flavorizado são petiscos. Não devem substituir nenhuma refeição do seu cão e nem devem ser consumidos em exagero. Em caso de dúvidas, consulte o médico veterinário de sua confiança.
E qual é o petisco favorito do seu cachorro? Conte para a gente nos comentários. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!