Já reparou que quando você está passando por um dia estressante, seu cão apresenta um comportamento diferente? Fica olhando para você de modo mais atencioso, quase uma expressão de preocupação? Já aconteceu com você?
Isso pode acontecer porque ele consegue sentir através do cheiro, o seu estresse. Quando ficamos estressados, mudanças químicas acontecem no nosso corpo, resultando em cheiros que podem ser percebidos pelo olfato super apurado dos cães.
Atualmente existem evidências científicas que lançam mais luz sobre mais uma das habilidades impressionantes dos cães: a capacidade de cheirar quando você está estressado. Os cães podem sentir a diferença entre os odores dos humanos quando estão estressados e quando estão calmos, de acordo com um estudo científico publicado na revista PLOS ONE.
Fonte: Plos One
O estudo liderado por Clara Wilson, doutoranda na Universidade de Queen em Belfast, no norte da Irlanda, provou que os cães percebem a diferença de odores, acertando 93,8% das vezes.
“Foi fascinante ver como os cães eram capazes de discriminar esses odores quando a única diferença era que havia ocorrido uma resposta de estresse psicológico”, disse ela.
Esta descoberta científica pode trazer desdobramentos positivos para auxílio em tratamentos de pessoas com problemas de saúde mental, como ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático. Cães de serviço poderão ser treinados para detectar os odores e ajudar então a pessoa a realizar uma ação diferente antes de entrar em uma situação de alto estresse.
“Saber que existe um componente de odor detectável no estresse pode levantar a discussão sobre o valor do treinamento baseado em aromas usando amostras de indivíduos em momentos de estresse versus momentos de calma”, afirma Clara Wilson.
Siga-nos no Instagram
Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!
@TunghatsResortMais uma vez os cães se mostram tão importantes na vida dos homens! Preservar raças e cuidar muito bem destes anjos da guarda faz parte da missão de criadores de cães sérios que ainda existem em todo o mundo! É muito importante refletir sobre questões que estão se apresentando sobre o fim da criação de cães de raça, pois as consequências são muito mais complexas do que aparentam.
E o seu cachorro? Já demonstrou algum comportamento diferente quando você está passando por um momento de estresse? Conte para nós nos comentários! Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!!
Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!