Castração em cães

30/01/2019

 Mirian Ribeiro    Marinheiro de Primeira Viagem




Imagem Blog Tunghats Resort

Castração em cães: Machos e fêmeas, idade certa e muito mais

Castração é um assunto comum entre donos de cães. Os veterinários, criadores e instituições de adoção indicam o procedimento. Realmente é um procedimento que traz benefícios para a saúde, longevidade, melhora o temperamento e ajuda no controle populacional de cães de rua. Vamos entender melhor como funciona e como a castração pode ser positiva para a vida do seu pet.

Castração em Machos e Fêmeas
Tem diferença?

Sim, os procedimentos são diferentes assim como a recuperação.

Machos

A cirurgia é simples e normalmente sem riscos. O veterinário irá retirar os testículos do macho. Recuperação é rápida, já que a incisão é bem pequena. 

Fêmeas 

A cirurgia também é simples e normalmente sem riscos. O veterinário irá retirar os ovários e útero da fêmea, através de uma incisão no abdome. Recuperação é mais lenta que a dos machos, já que é mais invasiva e com uma incisão bem maior que nos machos. 

 

Qual idade ideal para castração? 

Em fêmeas e machos, é indicado que a castração seja feita até os seis meses, antes do primeiro cio e maturidade sexual. Nas fêmeas a castração antes do primeiro cio ajuda a prevenir doenças relacionadas aos órgãos reprodutores como: câncer, gravidez psicológica, infecção uterina ou neoplasia mamária. Nos machos, a castração também ajuda na prevenção de tumores testiculares ou de ânus e hiperplasia de próstata.

 

Cuidados pós-operatório

O cão não pode ter acesso com a boca aos pontos. Para bloquear o acesso, é indicado a utilização do colar elizabetano ou a roupa cirúrgica indicada pelo veterinário. 

O cão deverá ser mantido em local limpo e seguro, evitando que faça exercícios ou corra no período de cicatrização. 

E certamente, o mais importante: seguir todas as indicações de seu veterinário.

A castração irá mudar o temperamento e personalidade do meu cão? 

De modo geral a castração pode ajudar a acalmar comportamentos de origem hormonal, como demarcação de território ou montar em móveis e pessoas, mas diferentes raças e cães podem apresentar reações distintas após a castração.  

 

Posso castrar um cachorro mais velho?

Sim. Não há limite de idade. Mas é sempre importante conversar com seu veterinário, pois quanto mais velho o animal, maior o risco em uma cirurgia. 

 

Meu cachorro merece ser pai ou mãe

Muita gente fica com pena de castrar o dog porque pensa que os cães sentem como nós. O cão pode criar um vínculo com seu filhote, mas este vínculo está ligado ao instinto de sobrevivência e manutenção da espécie. Assim como o ato sexual dos animais não está relacionado ao prazer, mas sim ao impulso de reproduzir. 

 

Então pense nos inúmeros benefícios da castração e considere esta opção saudável para seu cachorro :) 


E você? Já possui um dog? Ele/ela é castrado(a)? Como foi a castração do seu pet? Conta pra gente! Deixe um comentário e compartilhe aqui sua opinião. Para mais dicas e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se nosso canal do YouTube!


gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com