A clonagem de animais de estimação já é uma realidade em alguns países. Mas o que você acha desta prática? Para poder discutir sobre este assunto delicado, vamos entender melhor a clonagem dos cães e em que ponto está a lei brasileira com relação a esta prática.
A clonagem de animais de estimação como cães e gatos já é permitida nos Estados Unidos. O processo de clonagem é realizado pela empresa americana ViaGen.
Como é o processo de clonagem?
As células do pet são coletadas e cultivadas em laboratório
O DNA é transferido para um óvulo sem núcleo
O óvulo é estimulado artificialmente e se torna um embrião
O embrião passa pela gestação e se torna uma “cópia perfeita” do animal clonado
Tempo e custo estimado para a clonagem na ViaGen:
- Clonagem de Cães
O processo demora cerca de 8 meses.
- Clonagem de Gatos
O processo demora aproximadamente 12 meses.
O valor da clonagem varia entre 160 mil Reais até 240 mil Reais.
Um lembrete importante é que a clonagem é genética, ou seja, o animal será uma cópia física do original, mas nada garante como será o temperamento e comportamento deste novo bicho.
O professor Marcelo Demarchi Goissis, professor do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP cita que “Irmãos gêmeos, mesmo expostos a condições de desenvolvimento muito similares, têm comportamentos diferentes, cada um com sua individualidade.”
Fonte: Revista Veja
Apesar dos custos altos, a ViaGen cresceu nos últimos anos e os serviços de clonagem têm se tornado cada vez mais buscado. A prática de clonagem de animais de estimação já é permitida nos Estados Unidos, Coréia do Sul e China, Canadá, Japão, Rússia, Índia e Austrália.
Aqui no Brasil a clonagem de pets ainda não foi legalizada. Mas em janeiro deste ano a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei que regulamenta a pesquisa, produção e venda de animais domésticos clonados. Até o momento, somente animais de interesse zootécnico podem ser clonados no Brasil. Mas a discussão sobre a permissão de clonagem de pets já está em pauta.
Além do valor de investimento e do tempo que leva uma clonagem, este assunto é polêmico em questões éticas e morais. Como a ciência estaria interferindo no curso natural das coisas… como a clonagem está afetando a expectativa de "ressuscitar" um ente querido através das cópias… e o que isto pode acarretar no entendimento a longo prazo, do valor de uma vida.
E você? Clonaria seu cachorro? Conte para a gente nos comentários. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!