Clonagem de cães: Queremos saber a sua opinião

05/05/2022

 Cynthia Noronha    Notícias




Imagem Blog Tunghats Resort

A clonagem de animais de estimação já é uma realidade em alguns países. Mas o que você acha desta prática? Para poder discutir sobre este assunto delicado, vamos entender melhor a clonagem dos cães e em que ponto está a lei brasileira com relação a esta prática.


A clonagem de animais de estimação como cães e gatos já é permitida nos Estados Unidos. O processo de clonagem é realizado pela empresa americana ViaGen



Como é o processo de clonagem?


As células do pet são coletadas e cultivadas em laboratório

O DNA é transferido para um óvulo sem núcleo

O óvulo é estimulado artificialmente e se torna um embrião 

O embrião passa pela gestação e se torna uma “cópia perfeita” do animal clonado



Tempo e custo estimado para a clonagem na ViaGen:


- Clonagem de Cães

O processo demora cerca de 8 meses.


- Clonagem de Gatos

O processo demora aproximadamente 12 meses.


O valor da clonagem varia entre 160 mil Reais até 240 mil Reais.


Um lembrete importante é que a clonagem é genética, ou seja, o animal será uma cópia física do original, mas nada garante como será o temperamento e comportamento deste novo bicho. 


O professor Marcelo Demarchi Goissis, professor do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP cita que “Irmãos gêmeos, mesmo expostos a condições de desenvolvimento muito similares, têm comportamentos diferentes, cada um com sua individualidade.”  

Fonte: Revista Veja


Apesar dos custos altos, a ViaGen cresceu nos últimos anos e os serviços de clonagem têm se tornado cada vez mais buscado. A prática de clonagem de animais de estimação já é permitida nos Estados Unidos, Coréia do Sul e China, Canadá, Japão, Rússia, Índia e Austrália. 


Aqui no Brasil a clonagem de pets ainda não foi legalizada. Mas em janeiro deste ano a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou um Projeto de Lei que regulamenta a pesquisa, produção e venda de animais domésticos clonados. Até o momento, somente animais de interesse zootécnico podem ser clonados no Brasil. Mas a discussão sobre a permissão de clonagem de pets já está em pauta. 


Além do valor de investimento e do tempo que leva uma clonagem, este assunto é polêmico em questões éticas e morais. Como a ciência estaria interferindo no curso natural das coisas… como a clonagem está afetando a expectativa de "ressuscitar" um ente querido através das cópias… e o que isto pode acarretar no entendimento a longo prazo, do valor de uma vida. 


E você? Clonaria seu cachorro? Conte para a gente nos comentários. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!



gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com