Como treinar seu cão para usar o banheiro

17/04/2018

 Mirian Ribeiro    Marinheiro de Primeira Viagem




Imagem Blog Tunghats Resort

Nós sabemos que é chato entrar em um cômodo e se deparar com a caquinha do seu cachorro… principalmente para “marinheiros de primeira viagem” ou para que acabou de trazer um novo dog para casa. Preparamos algumas dicas para ajudar a você e seu amigão nesta transição, de forma fácil e sem stress.

Antes de qualquer coisa, é importante ter em mente que cães diferentes têm personalidades diferentes e alguns podem levar mais tempo para aprender do que outros, então, tenha paciência :) Outra dica é, todos que estiverem envolvidos com os cuidados do pet devem seguir os mesmos padrões, palavras e gestos, ajudando o cachorro a entender o que vocês querem dele. 

Com estas diretrizes em mente, você está pronto para iniciar uma rotina de treinamento do seu cachorro para que ele aprenda o local de usar o “banheiro”.


1 - Crie uma rotina com horários

Seguir uma rotina é importante para o aprendizado. Repetir as ações irá ajudar ao cão a entender quando e onde ele deve fazer as necessidades. Dentro de sua rotina diária, encontre as melhores possibilidades para criar uma rotina de passeio inspirada nesta lista abaixo (que são os momentos mais críticos para seu pet):

- Primeira coisa do dia, assim que acordar;

- Ultima coisa antes de dormir;

- Depois de brincar;

- Depois das refeições;

- Após “sonecas” durante o dia (principalmente quando filhotes);


 Durante os passeios de “hora do banheiro”, procure utilizar sempre a mesma frase de estímulo, como “hora do banheiro” ou “faz xixi”, ou a frase que desejar. Mas procure utilizar a mesma frase nas ocasiões.


OBS: Ao passear na rua, lembre-se de levar um saquinho higiênico para catar e jogar fora as necessidades de seu cão. Mantenha a rua limpa para o próximo e para você mesmo, que irá retornar ao local com seu amigão.


2 - Em casa

Caso você não tenha tempo de fazer vários passeios por dia, será importante ensinar um local em casa adequado para ser o “banheiro” do seu cão. Como fazer isso? Se ele já tem mania de fazer em um local, por exemplo, na cozinha, e você gostaria que ele fizesse na área de serviço. Primeiro coloque tapetes higiênicos no local que ele já está acostumado - neste exemplo, na cozinha. Ele irá instintivamente continuar a fazer no mesmo local, agora em cima do tapete higiênico que você colocou. Com o passar dos dias, vá movendo lentamente a posição do tapete, colocando com centímetros de diferença entre um dia e outro, sempre em direção do novo local - a área de serviço. Com isso, o cão irá a acostumar que deve fazer no tapete higiênico, e quando você o posicionar, finalmente no local desejado, ele irá seguir, pois a nova referência é o tapete higiênico, e não mais a cozinha. 

Lembre-se que durante o processo, seu amigão pode errar. Mas tenha paciência e não brigue. Brigar, esfregar o focinho ou bater não são modos eficientes, e podem destruir o temperamento do cão. Faça recompensas positivas quando ele acertar. Por exemplo, você viu ele fazendo xixi no tapetinho higiênico. Quando ele terminar, dê um petisco e fale uma frase como “muito bem”, demonstrando satisfação. Seu cão irá associar as recompensas a ação correta de utilizar o tapete higiênico e logo logo estará sempre acertando!


 3 - Ajude seu cachorro a entender

No começo, se você perceber que seu cão irá fazer as necessidades no lugar errado, interrompa-o e leve-o até o local certo imediatamente (sem brigar), somente o encaminhe para o local certo. Isso irá ajudá-lo a entender e associar que deve sempre utilizar aquele local para aquelas necessidades.

Utilize sempre as mesmas frases e o mesmo local. Dê recompensas positivas quando ele acertar! Tenha paciência e persista nos ensinamentos que você será um treinador bem sucedido para seu amigão.


Para mais dicas e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se nosso canal do YouTube!

gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com