Demência em Cães: Conheça os sintomas e como prevenir

01/09/2022

 Cynthia Noronha    Notícias




Imagem Blog Tunghats Resort

À medida que envelhecem, os cães, assim como nós, podem desenvolver demência. Um novo estudo desenvolvido pela organização Dog Aging Project apontou que o risco de desenvolver problemas cognitivos em cães aumenta em 52% a cada ano após os 10 anos de idade.


O diagnóstico precoce do declínio cognitivo canino, ou DCC pode melhorar a qualidade de vida do seu cão, assim como alguns hábitos ajudam a retardar e até mesmo prevenir o desenvolvimento da demência em cães.


A veterinária Dana Varble, diretora da Comunidade Veterinária da América do Norte, afirma que “Muitas vezes, os donos de animais de estimação pensam que seus cães estão apenas ‘desacelerando’ e não percebem que há coisas que podem fazer para aliviar, retardar ou até evitar o declínio cognitivo à medida que os cães envelhecem”.


Fique atento aos sintomas de declínio cognitivo canino: DCC


Desorientação: cães com problemas cognitivos podem começar a ter problemas para se locomover pela casa ou começar a vagar como se estivessem perdidos. Eles podem ficar presos atrás de móveis e não saber como sair ou olhar sem propósito para o chão, paredes ou para o nada. Eles podem até deixar de reconhecer os membros da família.


Mudanças nos ciclos do sono: a demência pode fazer com que os cães confundam o dia e a noite, e seu animal de estimação pode acordar durante a noite e começar a andar pela casa, latindo ou choramingando. A insônia à noite pode levar ao sono excessivo durante o dia.


Treinamento em casa: alguns cães esquecem o que foram treinados em casa por anos e começam a se aliviar dentro da residência, o que pode deixá-los ansiosos. Eles podem esquecer de alertar os donos de quando precisam sair, ou até mesmo esquecer de fazer suas necessidades enquanto estão fora e fazer dentro de casa quando voltarem.


Mudanças no comportamento social: As interações com você e outras pessoas em suas vidas podem mudar. Um cão pode se tornar mais pegajoso, medroso ou carente. Ou o cão pode tornar-se anti social, afastando-se das interações e passando algum tempo sozinho.


Mudanças na atividade física: Um cachorro com declínio cognitivo pode perder o interesse em brinquedos favoritos, outros cães e pessoas ou começar a andar sem rumo, sem capacidade de se acalmar em um lugar.


Fonte:CNN


Ao identificar algum destes sintomas, leve seu cão a um veterinário de confiança. O diagnóstico precoce pode estender e melhorar a qualidade de vida de seu cão.


Como prevenir o DCC e aumentar a qualidade de vida do seu cão


O estilo de vida pode afetar a saúde de seu cão e acelerar o declínio cognitivo canino. Por isso a importância de oferecer uma vida saudável para seu amigão. E o que quer dizer uma vida saudável? Atividade física, estímulo mental e uma boa alimentação são a base de uma vida saudável.


“Estudos mostram que a atividade mental e o exercício são importantes para o bem-estar mental de um cão, assim como em humanos. Estimular o cérebro é importante e isso pode ser feito facilmente com quebra-cabeças alimentares, por exemplo”, afirma a médica veterinária Dana Varble.


Um novo estudo publicado no dia 25/08/2022 na revista Scientific Reports envolvendo mais de 15 mil tutores de cães apontou que: 


A idade Influencia

Baseado na idade dos cães, as chances de um cachorro desenvolver DCC ou declínio cognitivo canino aumenta 68% a cada ano após a idade de 10 anos. Mas quando outros fatores foram levados em consideração, como a raça do cão, problemas de saúde existentes, esterilização e atividade física, o risco caiu para 52% por cada ano de vida.


A atividade física diminui os riscos de desenvolver demência

O estudo também dividiu os cães que não fazem exercício em grupos da mesma raça, estado de saúde, idade e estado de esterilização e apontou que estes são praticamente 7 vezes mais propensos a ter demência canina do que cães ativos de mesmas características. 


Com isso em mente, vale a pena proporcionar ao seu cão momentos com atividades físicas e estímulos mentais periódicos. Para quem mora em apartamento ou não possui quintal, é essencial dar a oportunidade para o cão praticar atividade em grandes espaços. Muitas vezes as férias caninas em Resorts especializados, como o Tunghat’s Resort (https://tunghatsresort.com.br) por exemplo, são uma excelente forma de manter a saúde de seu pet em dia!


E o seu cachorro? Pratica exercícios periódicos? Conte para nós nos comentários. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!


gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com