Quem tem filho sabe que às vezes acidentes acontecem e a gente precisa agir rápido para resolver aquele ralado no joelho, ou aquela farpa no dedo… o mesmo vale para pais e mães de pets! Os cães são ativos e aprontam como crianças e podem aparecer com um machucado, ou uma farpa… para você estar pronto para agir, é importante ter algumas coisas básicas sempre em casa!
Pensando nisso, preparamos uma lista para te ajudar a montar um um Kit Primeiros Socorros para seu cachorro!
Para situações extraordinárias como um corte, um vidro da patinha, mal estar, febre… é bom estar preparado para dar a primeira assistência até chegar ao veterinário. Desta forma, ter alguns produtos em casa prontos para situações deste tipo, pode ajudar muito, inclusive é uma forma de ter tranquilidade e controle sobre a situação.
Então vamos lá! O que você deve ter no Kit Primeiros socorros para seu cão? Montamos com nossa veterinária Dra. Erica Oliveira uma sugestão de itens essenciais para você ter à mão.
Kit Primeiros Socorros para Cães
1 - Água oxigenada
2 - Tesoura sem ponta
3 - Rolo de Gaze
4 - Esparadrapo
5 - Atadura
6 - Algodão
7 - Cotonete
8 - Soro fisiológico
9 - Soro fisiológico estéril (para os olhos)
10 - Termômetro (para uso exclusivo do cão)
11 - Luvas de látex
12 - Sabão neutro de glicerina (sem perfume, sem corante)
13 - Antisséptico com clorexidina (Ex. Merthiolate)
14 - Pinça de sobrancelha (para retirar farpas ou pequenos espinhos e para uso exclusivo do cachorro)
15 - Seringa sem agulha ou conta-gotas (para dar medicamento via oral)
16 - Pó hemostático (pó antisséptico e bactericida que interrompe o sangramento)
17 - Remédio antitérmico para controlar a febre
18 - Medicamentos para diarréia (para recompor a flora intestinal)
19 - Remédio para alergias
20 - Remédio contra enjoo
IMPORTANTE: Você deve consultar o médico veterinário de sua confiança para ter a orientação correta dos principais medicamentos e as doses recomendadas em caso de emergência. Você deve juntar à embalagem um papel com a orientação da finalidade do medicamento e dose recomendada.
Agora com seu Kit Primeiros Socorros para seu cão equipado, lembre-se de incluir anotado na caixinha e no seu smartphone o telefone e endereço da clínica veterinária e / ou médico veterinário da sua confiança, preferencialmente que ofereça atendimento 24h e seja próximo de sua residência. Mantenha também sempre a mão e em dia a Carteira de vacinação de seu pet.
Sintomas de vômito, diarreia, febre e falta de apetite devem sempre ser um alerta. Você pode fazer a medicação paliativa, mas leve o mais rápido possível seu cão para uma consulta no seu veterinário de confiança. Muitas vezes estes sintomas podem ser indicativos de alguma doença mais grave.
Agora conta pra gente se você já tem um Kit Primeiros Socorros para seu cão. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!!
Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!