Lei obriga Síndicos a Denunciarem Maus-Tratos de Animais

27/10/2021

 Mirian Ribeiro    Notícias




Imagem Blog Tunghats Resort

Mais uma vitória para os animais. Nova Lei Municipal 7.053/2021 obriga síndicos a denunciarem maus-tratos de animais. A lei foi sancionada dia 30 de setembro de 2021 pela prefeitura do Rio de Janeiro obrigando síndicos de prédios residenciais e comerciais a denunciarem maus-tratos a animais.

O vereador Dr. Marcos Paulo, que é presidente da Comissão de Saúde Animal da Câmara, explicou que esta "É uma lei educativa que vai ajudar a conscientizar mais pessoas sobre o respeito que devemos ter com os animais. Hoje, nosso mandato notifica dezenas de condomínios todos os meses pelas Comissões de Direito dos Animais e de Saúde Animal. Com a nova lei, os próprios moradores passarão a pressionar o síndico para que ele combata e comunique quaisquer maus-tratos, uma vez que se a multa for aplicada, todos os moradores terão que arcar com ela", 

Fonte: G1

A partir da publicação desta Lei, casos de maus-tratos aos animais domésticos, domesticáveis e da fauna silvestre ou exótica constatadas em unidades condominiais ou nas áreas comuns dos condomínios residenciais e comerciais localizados no Município do Rio de Janeiro deverão ser comunicadas pelos síndicos ou administradores às autoridades policiais.  

Esta lei determina que a comunicação deverá ser realizada de imediato aos órgãos de segurança pública, quando a ocorrência dos maus-tratos estiver acontecendo. Em se tratando de ocorrência passada, a comunicação deverá ocorrer em até 24 horas após se ter conhecimento do fato.

No caso de descumprimento da lei, acarretará ao condomínio o pagamento de multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e, em caso de reincidência, a multa será de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Fonte: SecoviRio

As multas serão destinadas ao Fundo de Proteção Animal, que tem a missão de financiar políticas públicas em defesa dos animais na cidade do Rio.

Para denunciar crimes de maus-tratos no Rio de Janeiro, a população pode acionar a prefeitura pelo telefone 1746, para o Disque Denúncia 2253-1177 ou para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente 2202-0066.

E o que você achou desta nova lei? Conte-nos nos comentários. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!


gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com