O que pode e o que não pode durante a quarentena

15/05/2020

 Mirian Ribeiro    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

Seguimos em isolamento social. A quarentena neste momento é essencial para diminuir e conter a disseminação do novo coronavírus. Estar atento às novas informações sobre contágio, medidas de higiene e de prevenção é importante para podermos contribuir e respeitar a nossa saúde e a de todos.

 

Pensando nisso, selecionamos 5 informações essenciais para tutores de pets (principalmente cães) sobre o que pode e o que não pode durante este período de quarentena.

 

Antes de qualquer coisa, é extremamente importante ressaltar que de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e com o OIE (World Organization for Animal Health), a transmissão do COVID-19 se dá de humanos para humanos. E até o momento, “não há evidências científicas de que animais de companhia (cães e gatos) sejam uma fonte de infecção para humanos. Não há evidências de que os cães possam ficar doentes (...)”, de acordo com o World Animal Protection Org. 

 Fonte: https://www.worldanimalprotection.org.br/coronavirus-animais

 

Então, vamos as indicações e orientações do que pode e o que não pode:

 

Passeios

Se você faz parte do grupo de risco ou foi colocado em quarentena por indicação médica, não pode.

Se você não faz parte do grupo de risco e está livre de infecção, pode. Mas sempre tomando cuidados redobrados e nunca em locais de aglomeração e muito movimentados. É indicado realizar os passeios ao ar livre e longe de interações e contatos humanos.

 

Contato com o Pet 

Se você estiver gripado ou contaminado com o COVID-19, a orientação é que você deverá evitar ao máximo o contato direto com os cães por medida de segurança, já que o vírus é novo e estudos e informações novas surgem a cada instante. Evite principalmente o contato com secreções, como saliva - então é importante evitar lambidas no rosto.

Os cientistas indicam que o vírus tem um tempo de sobrevivência alto em contato com diversas superfícies. Então se você estiver contaminado e passar a mão no seu pet, outra pessoa passar a mão nele também e depois levar a mão no rosto, essa pessoa pode se contaminar. O mesmo vale ao contrário. Então, se você estiver levando seu cachorro para passear, evite que ele seja acariciado por outras pessoas.


Adestramento de Cães e Passeador de Cães 

No momento, o ideal é evitar contato com outras pessoas. O isolamento social é a orientação do governo. 

Para a questão do Adestramento, recorrer a atendimento ou aulas on-line pode ser uma solução para o momento.

Já a questão do Passeador de Cães, no momento é indicado evitar justamente para reforçar o isolamento social. Principalmente se pensarmos que o vírus pode ficar vivo por muito tempo em partículas sobre o pêlo dos cães. 

Mas se optar por fazer aulas de adestramento ou continuar com o passeador, sempre higienize o cão quando voltar da aula / passeio - passe um pano umedecido com álcool ou água e sabão - nas patas e na pelagem. Lave as mãos e utilize máscara. Outro detalhe é que estas atividades devem ser realizadas em locais arejados. 


Lambidas, dividir comida e abraços

A recomendação de veterinários e especialistas é evitar proximidade com o pet pois o contato de uma pessoa infectada pode deixar o vírus em sua pelagem (e o vírus vive por um longo período de tempo em superfícies). Para evitar uma possível transmissão, lave bem as mãos antes e depois de interagir com o cão. 


Banho e Tosa

De acordo com indicações do Conselho Federal de Medicina Veterinária - CFMV,, tutores devem reduzir a frequência de banhos e tosas de seus pets para diminuir a circulação das pessoas, reforçando a orientação de isolamento social. A higiene deve ser feita, preferencialmente, em casa.

Veja também:


Ir ao Veterinário para uma Consulta 

Para o Conselho Federal de Medicina Veterinária - CFMV, o atendimento em clínica deve ser agendado e com a presença de apenas um responsável pelo animal para evitar a concentração de humanos na área de espera.


Gostou destas dicas? Conta pra gente como anda a rotina do seu pet em período de quarentena! Deixe um comentário e compartilhe aqui sua experiência. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se nosso canal do YouTube!

gostou? comente!

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com