Ondas de calor: cuidado extra com seu cão

14/11/2023

 Mirian Ribeiro    Notícias




Imagem Blog Tunghats Resort

Os termômetros das cidades têm marcado temperaturas altas! A sensação térmica chegou a 52 graus esta semana no Rio de Janeiro. Todo este calor pode afetar a saúde do seu cachorro. Preparamos 7 dicas para você prevenir problemas durante o calor! 


Como proteger seu cão neste calor


Dica 1: Seu cachorro precisa de protetor solar

Queimaduras de sol também podem afetar os cães, principalmente se seu cão tiver pelagem branca e pêlo curto. Queimaduras de sol podem provocar incômodo, coceira e a pele pode “descascar”.

Proteger a pele com protetor solar infantil ou protetor solar para pets é uma boa ideia na hora de passear e brincar no sol - principalmente nas áreas do focinho, ponta das orelhas, ao redor da boca e dorso. (Lembre-se de sair no sol em horários mais frescos como cedo pela manhã e no final da tarde).


Dica 2: Como evitar a Hipertermia

A hipertermia é um dos problemas mais graves que podem ocorrer com seu cão. Como os cães não transpiram, o corpo deles troca calor através da respiração. Com as altas temperaturas, fica difícil fazer esta troca, e os cães começam a respirar rápida e intensamente - o que indica a dificuldade em refrescar o corpo. Este problema é ainda mais grave em raças braquicefálicas – aquelas de focinho curto - como pugs, boxers e buldogues. Se você tem um cão desta raça, redobre os cuidados no verão!


Em geral, se seu cão ficar muito ofegante durante um passeio, procure uma forma de molhar sua barriga com água gelada, leve-o para a sombra e não o force a seguir caminhando.


Evite sair em horários de muito calor. Prefira cedo pela manhã ou no início da noite - momentos de sol baixo e temperaturas mais amenas.


Dica 3: Nunca deixe seu cão no carro

Sempre que sair de carro, prefira o horário de menos calor e ligue o ar condicionado no mais frio. Posicione a caixa de forma que seu cachorro receba o ar fresco. Nunca deixe seu cachorro no carro sozinho.


Dica 4: Evite Banho e Tosa no horário de pico

Alguns cães não gostam muito de banho e tosa, outros adoram. Evitar excitação extrema ou stress em horários de muito calor, é importante para evitar quadros de hipertermia.


Dica 5: Cuidados em Casa

Em casa, não deixe seu cão preso em local com sol intenso sem acesso à sombra. Não deixe ele preso na casa fechada - é importante que o espaço que ele esteja, seja arejado. Em dias de calor, seu lema deve ser “Sombra e água fresca”, esses são cuidados essenciais para o seu cão.


Dica 6: A Hora do Passeio

O pé do seu cachorro também queima ao andar em pisos quentes. Evite areia, calçadão, asfalto em horários de sol intenso. Faça um teste colocando sua mão no chão por cerca de 40 segundos, se estiver muito quente para você, irá queimar as patas de seu amigão. Procure locais gramados para passear e sempre priorize horários mais frescos em dias muito quentes.


Dica 7: Como Evitar a Desidratação

Sempre deixe água fresca abundante disponível para seu cão. É importante trocar a água ao menos 3 vezes ao dia e garantir que ele sempre tenha água disponível. Outra forma divertida de manter seu cachorro hidratado e distraído em dias de muito calor, é preparar cubos de filé de carne ou frango (sem osso) congelados e dar para ele brincar. Ele irá se refrescar e se hidratar durante a brincadeira! Você também pode colocar cubos de gelo na água. Ajuda a manter a água fresca por mais tempo, principalmente quando for deixá-lo sozinho. Outra dica é colocar água na comida, deixando molhadinha e aumentando a ingestão de água do seu cão (as comidas molhadas azedam rápido, então é importante que ele coma e você jogue fora o que sobrar imediatamente).


Dica Extra: Não Tose por Causa do Calor


Muita gente acredita que tosar cães peludos como Husky Siberiano ou Golden Retriever irá ajudar a mantê-los frescos. Isso é um mito. Cães peludos possuem uma pelagem dupla. A pelagem lanosa, próxima ao corpo, é uma proteção térmica natural, que cria uma camada de ar, que mantém o cão em uma temperatura ideal - fresca em dias quentes e quente em dias frios. Sabendo disso, não é preciso tosar seu cachorro para deixá-lo mais fresco. Raspa-lo por causa do calor pode trazer outros problemas como alergia ou queimaduras de sol - já que ao tosar, a pele de seu cão perde a pelagem que também é uma proteção natural ao sol.


As altas temperaturas, a exposição ao sol e o perigo da desidratação são pontos que você tem que prestar bastante atenção durante estas ondas de calor extremo.


Conta para a gente nos comentários qual a dica você mais gostou. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!



gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com