Por que os cães gostam tanto de Cheirar

08/12/2023

 Mirian Ribeiro    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

Os cães possuem um olfato extremamente apurado. Por isso eles vivem cheirando as coisas, principalmente quando expostos a um novo lugar, ao conhecer um novo amigo ou na hora de receber uma visita. É através do cheiro que o cão faz um reconhecimento da situação e das novas informações que lhe estão sendo apresentadas.

O olfato dos cães é tão apurado e tão importante em suas percepções do mundo que o estudo "A ball is not a Kong: Odor representation and search behavior in domestic dogs (Canis familiaris) of different education" sugere que os cães são capazes de visualizar mentalmente o objeto ou indivíduo a quem pertence o odor.

Os pesquisadores do Instituto Mack Planck de Ciências Humanas e da Universidade Friedrich Schiller de Jena, ambos na Alemanha, publicaram no científico Journal of Comparative Psychology este estudo que conclui que os cães conseguem perceber e predizer o que cada cheiro significa.

Comparado com a nossa capacidade olfativa, um cão pode apresentar uma capacidade 10 mil a 100 mil vezes superior à nossa, dependendo da raça do cão.

Então deixe seu cão cheirar por aí na hora do passeio:

- Faça caminhadas lentas e permitindo que seu cão "aproveite" os cheiros. Isso é uma excelente forma de estimular a mente do seu cão;

- Os cães "compreendem" o mundo através do olfato;

- Permitir que o cão entenda os cheiros pode diminuir o stress do seu cão;

- Deixar o cão cheirar o ambiente pode melhorar o comportamento;

- Afinal, a hora do passeio é do seu cachorro! Deixe ele aproveitar ao máximo! 

Estimular socializações em locais diferentes e com cães distintos também é uma excelente forma de estimular o olfato e logo, a mente e o físico do seu cachorro! Por isso a importância de escolher um local agradável e estimulante para oferecer férias para seu cão! Já conhece o Tunghat's Resort? Aqui temos atividades estimulantes para nossos hóspedes ficarem saudáveis e sempre se divirtam de montão!

Conta para a gente nos comentários se o seu cão adora cheirar as coisas. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!



gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com