Quantas vezes por dia seu cachorro come?

30/07/2021

 Mirian Ribeiro    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

Uma alimentação regrada e balanceada é o segredo da boa saúde tanto para nós como para os cães! Mas muitos tutores cometem “pecados” na hora de alimentar seus cães.


A gente sabe que é difícil resistir aquele “olhar pidão” que os nossos pets sabem fazer! Mas muitas vezes o certo, pelo bem da saúde do seu amigão, é resistir! Atualmente os veterinários recebem muitos cães obesos para consultas. O excesso de peso pode trazer muitos problemas para a saúde de seu cão. Então é importante ficar atento.


Ter regras na alimentação como horários, quantidades e principalmente, o tipo de alimento são fatores que os tutores devem ter em mente sempre antes de oferecer um agrado e a alimentação do cão.


Ração de alta qualidade

Uma ração de boa qualidade, balanceada e adequada a idade do seu cão é o primeiro fator que você deve ter atenção. Procure saber com seu veterinário a ração indicada para seu pet.


Petiscos apropriados

O próximo passo são os petiscos. Evite dar petiscos que você come para seu cão. Muitas coisas que nós comemos, podem ser tóxicas para seu cachorro, você sabia? Aqui embaixo você confere uma lista de alimentos que nós amamos e podem ser super perigosos para seu cachorro.


Veja também:


E quantas vezes por dia meu cão deve comer?


Agora vamos conversar sobre a frequência da alimentação do seu cão. A alimentação dos cães, de modo geral, seguem certas necessidades e padrões de acordo com as fases da vida, então, preparamos uma orientação generalizada de acordo com as orientações de nossa veterinária responsável e de Tony Noronha, criador premiado com mais de 30 anos de experiência com cães.


Alimentação de Cães Filhotes


2 Meses de Idade

A partir de 45 ou 60 dias de idade inicia-se a transição da alimentação do filhote. Até 45 dias, eles irão se alimentar exclusivamente do leite materno. Com 60 dias de vida, é indicado iniciar a introdução da alimentação pastosa - sempre supervisionada, pois os filhotes podem entalar. Então é essencial ter uma pessoa acompanhando para que eles consigam fazer a transição alimentar em segurança.


3 a 6 Meses de Idade

Nesta idade o filhote já estará comendo ração sólida. Deverá se alimentar de 4 a 5 vezes por dia. Nesta fase o filhote precisa de muita energia para crescer saudável. 


6 Meses a 1 Ano

Neste período, seu cão já é um jovem e poderá se alimentar 3 vezes por dia.


Alimentação de Cães Adultos

Na vida adulta, é indicado que seu cão coma 2 vezes por dia a fim de oferecer energia em 2 períodos para que seu cão se sinta saciado e tenha energia bem distribuída durante a jornada.


Alimentação de Fêmeas Grávidas

Durante a gestação e amamentação é importante alimentar a fêmea 4 vezes ao dia. Assim ela conseguirá ter energia e leite para alimentar seus filhotes.


Alimentação de Cães Idosos

Nesta fase da vida, os cães precisam de menos energia. Então é muito importante buscar uma alimentação adequada para a idade do cão. Ele poderá seguir comendo 2 vezes ao dia, mas provavelmente quantidades menores e de uma ração menos calórica.


Lembrando sempre que o ideal é seguir a orientação de seu veterinário de acordo com o perfil de atividade e saúde de seu cão. 


Atenção

Fique atento também a mudanças de comportamento na hora da comida. Falta de apetite repentino ou excesso de fome podem ser sinais de problemas de saúde. Neste caso, procure o veterinário de sua confiança o mais rápido possível.


Agora conta pra gente qual a rotina de alimentação do seu cão. Compartilhe conosco nos comentários os horários e petiscos favoritos do seu amigão. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!


gostou? comente!

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com