Será que seu cão enxerga cores?

31/08/2023

 Allan Wajnberg    Notícias




Imagem Blog Tunghats Resort

Cachorros podem ver cores? Esta pergunta era respondida antigamente com a frase “cachorros enxergam em preto e branco”, mas a ciência evoluiu e agora existe uma resposta mais apurada sobre as cores que os cães enxergam e como eles veem na realidade.


Os cães enxergam bem a noite?


A estrutura dos olhos dos cães é similar à estrutura dos olhos dos humanos. Os olhos caninos e humanos são compostos de cones e bastonetes (fotorreceptores). Os cones auxiliam na diferenciação de cores, enquanto os bastonetes auxiliam no movimento e na visão noturna.


Os cães têm mais bastonetes nos olhos que os humanos. Enquanto nós humanos temos mais cones. Nós temos três tipos de cones, enquanto os cães têm dois. Nossos três cones nos permitem ver mais cores que os cães. E como os cães possuem mais bastonetes, eles enxergam melhor a noite do que nós. 


O Dr. Lawrence Putter, D.V.M., veterinário e proprietário Lenox Hill Veterinarians na cidade de Nova York, afirma que “Os cães têm melhor visão noturna do que a nossa porque foram projetados para caçar à noite. Eles têm mais bastonetes [nos olhos do que nós]… e têm algo chamado tapetum lucidum na parte de trás do olho que ajuda em situações de pouca luz”.

Fonte: Forbes.com


Os cães enxergam cores?


Sim, os cães podem ver cores! A ciência provou que os cães enxergam cores, não tantas como nós, mas eles conseguem ver principalmente tons de amarelo e azul. Então anota aí que estas são as melhores cores para comprar brinquedos para seu amigão! 


Grafico comparativo do espectro de cores da visão humana e canina. Blog do resort.

(Fonte: https://akc.com)


Apesar de existirem muitos brinquedos em tons de laranja e vermelho, os cães não enxergam estas tonalidades como nós. Na realidade eles enxergam o vermelho como um tom desbotado de cinza ou marrom.


“Jogar uma bola amarela ou azul que é melhor vista pelos cães é [mais eficaz]”, acrescenta Putter. Acho que é por isso que quase 100% dos cães adoram brincar com bolinhas de tênis. 



Como os cães enxergam


A partir de diversos estudos, os cientistas divulgaram imagens que revelam como os cães enxergam de acordo com a estrutura ocular destes.


Imagem comparativa da visão humana e canina. Blog do resort.


E aí? Seu dog tem algum brinquedinho azul ou amarelo? Conta para a gente nos comentários. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!



gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com