Seu Cachorro e o Barulho dos Fogos

18/12/2020

 Allan Wajnberg    Dia a Dia no Resort




Imagem Blog Tunghats Resort

Barulhos altos, fogos e festas de final de ano podem estressar seu cão.

 

Estamos chegando na época de festas de final de ano e já sabemos que as comemorações são barulhentas. Muitos cães ficam nervosos, às vezes com muito medo e até podem entrar em pânico como reação aos altos barulhos de comemorações de final de ano.

 

Os cães têm audição muito mais sensível que nós, e os barulhos, então é preciso que você dê um suporte e prepare seu cão para estes momentos. O medo e o estresse podem ter consequências graves. 

 

Confira algumas dicas que podem ajudar ao seu cachorro a passar as festas com tranquilidade:

 

1 - Um Local Seguro

Escolha um local seguro e tranquilo na sua casa para deixar seu cão nos horários de mais barulho durante as festas. Caso seu pet já tenha um cantinho favorito, tente deixar este espaço para ele nesta noite. Ligar o ar condicionado, fechar as portas e janelas também é importante para evitar os barulhos mais altos e manter seu cão controlado em um local de seu conhecimento. Deixar água fresca disponível também é importante, principalmente dependendo do tempo que você planeja deixar seu pet sozinho. O som da tv ligada ou uma música tranquila são grande ajuda para distrair, acalmar e abafar o som externo.

 
2 - Nunca Deixe seu Cão Preso em Coleira

Deixar o cachorro amarrado em uma coleira não é uma boa prática em nenhum momento. Mas em dias de fogos de artifício e barulhos altos, é extremamente perigoso deixar seu cão amarrado em uma coleira, podendo inclusive levar a morte do animal. Se o cão estiver na coleira e começar a se agitar, pular, tentar correr com a coleira, ele pode se enforcar ou quebrar o pescoço. Então, por favor, não deixe seu cão amarrado em uma coleira.

 

3 - Deixe seu Cão a vontade

Evite forçar seu cão a qualquer coisa. Se ele quiser ficar deitado embaixo da cama, deixe. Puxar, tentar abraçar ou ficar importunando ele em um momento de medo e estresse pode deixá-lo ainda mais desconfortável e aumentar o medo e ansiedade do cão.

 

Importante: se você mora em casa, é essencial deixar o portão bem trancado. O medo pode fazer com que seu cão tente fugir.

 

E o que fazer para diminuir este medo no futuro?

 

4 - Sociabilizar

Expor seu cão a novas situações, lugares diferentes, novos cheiros, outros cães… tudo isso ajuda muito no desenvolvimento emocional de seu pet. Um cão acostumado a conviver, a viver novas situações, normalmente não se apavora com barulhos, passando melhor pelas festas de final de ano. A sociabilização pode começar desde filhote, assim que seu cão tenha todas as vacinas e a autorização do veterinário para passear. Mas também pode ser feita com cães de todas as idades. Se seu cão for mais velho, você precisará ter mais paciência, mas também é possível oferecer uma vida com novidades para ele.

 

5 - Atitude Positiva

Sempre que você escutar um barulho forte, fogos ou outros barulhos altos, busque descontrair a situação. Se seu cão se abaixar com medo, ao invés de incentivar este medo, tente brincar com ele, falar e mostrar que está tudo bem. Esta atitude positiva pode ajudar a mudar a percepção do cão com relação ao barulho.

 

E o seu cachorro tem medo de fogos? Compartilha aqui nos comentários como você costuma protegê-lo. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!

 


gostou? comente!

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com