Cães como Animal de Suporte Emocional

24/04/2019

 Allan Wajnberg    Marinheiro de Primeira Viagem




Imagem Blog Tunghats Resort

Animais de Suporte Emocional 

Amor e Superação

Uma nova lei Estadual garante aos humanos e aos seus companheiros de 4 patas, novos direitos aqui no Rio! Você sabe o que é um Animal de Suporte Emocional? Um Animal de Suporte Emocional é um animal de estimação que ajuda a trazer estabilidade e suporte emocional para pessoas que têm depressão, pânico e ansiedade. 

Em Março de 2018, o Rio de Janeiro passou a reconhecer e aceitar por lei, a presença destes animais em diversos estabelecimentos públicos e comerciais. Esta mudança traz muitos benefícios para quem precisa destes companheiros em locais e momentos específicos. Esta denominação “Animal de Suporte Emocional” tem ganhado força e atenção aqui no Brasil e vem há alguns anos garantindo novos direitos aos animais e a seus tutores nos Estados Unidos.

Existem diversas linhas de estudo e comprovações científicas sobre os benefícios de se ter um animal de estimação. O amor incondicional, a aceitação, o companheirismo, a estabilidade emocional, a segurança… estes são alguns dos benefícios de se ter um cachorro por perto. Muitos médicos e terapeutas utilizam animais de estimação nas terapias, animais terapeutas que visitam hospitais infantis e asilos comprovadamente melhoram a auto estima, o humor e até a imunidade dos pacientes.

Cães de serviço como cães guia, cães de resgate e cães da polícia já possuem há anos seu lugar diferenciado nas leis, sendo reconhecida sua vital importância na vida de seus parceiros. Finalmente o governo e os médicos estão dando os devidos créditos e espaço para animais que, devido aos fortes laços estabelecidos com seus tutores, são Animais de Suporte Emocional, tornando-se também vitais nas vidas de pessoas com depressão, ansiedade ou crises de pânico.

Os animais de suporte Emocional não precisam ter um treinamento específico, o que é preciso é um laudo médico vindo de um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra, atestando que o cão tem um papel de oferecer suporte aquela determinada pessoa. Com este laudo, você pode retirar um certificado nos Estados Unidos para seu cão. Aqui no Brasil ainda não existem instituições oferecendo esta certificação, mas através de um laudo médico adequado, que os cães desempenham nas vidas de seus tutores o papel de Animais de Suporte Emocional, podem ter acesso ao metrô, VLT, setores do hospital, e até a voar com seus donos em voos comerciais (apenas algumas cias aéreas aceitam no Brasil). Confira a lei que estabelece obrigatoriedade de aceitação de cães de serviço e cães de Suporte Emocional em locais públicos e comerciais.

No próximo dia 08/05/2019 vamos falar um pouco sobre as Cias aéreas que reconhecem os animais de suporte emocional e que aceitam estes companheiros a voarem com seus tutores na cabine. Fique atento!

E seu cachorro também é seu suporte emocional? Conta pra gente! Deixe um comentário e compartilhe aqui sua experiência. Para mais dicas e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se nosso canal do YouTube!

gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com