Meu cão é destruidor

28/08/2020

 Mirian Ribeiro    Dicas para donos de Cães




Imagem Blog Tunghats Resort

O que fazer quando seu cão destrói as coisas?
 
Roer, rasgar, puxar, destruir. Muitos cães expressam suas brincadeiras e sentimento de forma mais “destruidora” que outros. Normalmente a vontade de roer e a forma de brincar (mais tranquilo ou mais destruidor) se estabelece já no período de filhote do cão.

 

Os cães usam a boca para tudo, é como se fosse a mão deles. Eles usam para sentir as texturas, mastigar, puxar… é como eles experienciam o mundo. A maioria dos filhotes começa a roer coisas assim que os dentinhos começam a nascer - parecido com as crianças, que usam mordedores de borracha quando os dentes despontam.

 

Então, o mais importante é que você conduza seu cãozinho neste momento de descobertas e experiências novas e também durante toda a vida! Seu cão então pode estar destruindo coisas por uma série de motivos. Identificar este motivo vai te ajudar a lidar com este probleminha:

- Dentes de filhote / troca de dentes;

- Tédio;

- Ansiedade de separação;

- Ciúme;

- Mudança de casa / apartamento;

 

Estes são os gatilhos mais comuns para que um cão possa estar destruindo coisas. Agora, como resolver ou melhorar essa situação? Preparamos algumas dicas para você:

 

1 - Em todas as idades, brinquedos e petiscos de roer são maravilhosos! A grande maioria dos cães adora ossinhos, brinquedos mordedores de materiais resistentes, cordas com nós próprias para pet. Ter esses brinquedos e petiscos disponíveis em casa para oferecer com regularidade para seu cão, certamente irá ajudar a enriquecer o ambiente e o dia a dia do seu amigão.

 

2 - Para cães entediados, passeios frequentes, brinquedos mais interativos e interessantes como estes brinquedos que impõem um desafio ao seu amigão, ajudam muito a entreter, distrair e a acabar com o tédio. Variar nos tipos de brinquedo e reservar um horário no seu dia para dedicar 100% ao seu cachorro também são dicas valiosas.

 

3 - A ansiedade da separação pode fazer seu cão destruir coisas, latir muito ou até ficar com manias como cavar a parede. Para evitar que seu cão fique ansioso quando estiver sozinho, se aproveite das dicas 1 e 2 - brinquedos divertidos e variados podem ajudar bastante neste momento. Deixar com seu cão uma roupa velha (porque pode ser que ele destrua) pode ajudar muito.

 

4 - Para cães enciumados, pode ser mais difícil conseguir uma melhora rápida. O ciúme pode ser de um novo pet que chegou na família, um novo bebê na casa, ou às vezes até mesmo de seu companheiro.Bom, nestes casos, o cão estará destruindo para chamar a sua atenção. Por isso é importante tomar cuidado para não reforçar o comportamento - ou seja, toda vez que ele destrói, você para e dá atenção ao seu pet, mesmo que para ralhar.Procure criar momento de interação dedicado ao seu pet, passeie e brinque com ele o máximo de vezes que puder por dia.

 

Veja também: 

Seu cão anda latindo muito?

Enriquecimento Ambiental


5 - Mudanças podem desencadear algum tipo de ansiedade e desorientação inicial - o que pode ter como resultado algumas destruições anormais. Neste caso, ajudar seu cão a se adaptar ficando mais tempo com ele, deixando uma peça de roupa com seu cheiro ao sair e dar muitos brinquedos e petiscos para distrair, são ações que irão ajudar na nova adaptação.

 

6 - Férias! Para desestressar, acabar com a ansiedade, gastar a energia extra e socializar! Férias normalmente funcionam para melhorar o comportamento dos cães! Cachorros são animais sociais. Eles adoram estar em contato com novos amigos e novos lugares. Os cheiros, o espaço e as atividades que uma boa hospedagem pode oferecer certamente transforma e enriquece muito a vida deles. Então, de tempos em tempos, dê férias para seu cachorro! Pode ser um final de semana ou um mês! Com certeza seu cão irá amar esta distração. Afinal, quem não ama férias?!

 

E se você é do Rio, confira a nossa estrutura e converse com a nossa equipe! Seu cão vai se ter as melhores férias no Tunghat’s Resort!

 

7 - Evite deixar seu cão solto pela casa quando você não puder ficar de olho nele. Crie um espaço seguro e sem problemas com relação à destruição. Enquanto seu pet estiver nesta fase “destruidora”, o ideal é que em momentos em que ele tenha que ficar sem supervisão você possa deixá-lo em um cômodo sem objetos de valor. Nesse local, deixe água fresca, ossinhos e brinquedos, uma caminha e uma roupa com o seu cheiro. 

 

8 - Caso a destruição seja um impulso normal do seu cão, você pode oferecer “brinquedos” específicos para ele. Deixando ele se realizar, destruir e se divertir, sem ter que ralhar ou ficar chateado com a destruição. E quais são estes “brinquedos? Garrafas pet, caixa de papelão, coco verde e bolinhas de tênis. Lembrando que as primeiras interações devem ser supervisionadas. Caso seu cachorro tenha o costume de engolir pedaços, ofereça brinquedos comestíveis como ossos (aqueles da petshop - específicos para cães).

 

Gostou destas dicas? Deixe um comentário e compartilhe aqui se seu cachorro é destruidor. Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se nosso canal do YouTube!

 


gostou? comente!

Siga-nos Instagram

Siga-nos no Instagram @tunghatsresort

Siga-nos no Instagram

Se você gosta de cães e muita diversão, nosso Instagram é para você. Siga nosso dia a dia!

Siga-nos no IG

Siga-nos no Facebook

Inscreva-se em nosso Canal

Todos os Direitos Reservados © 2016 - Designed by: Th-Project.com