Um estudo publicado em maio deste ano nos Estados Unidos trouxe uma nova visão sobre o que realmente faz bem aos nossos melhores amigos de quatro patas.
Abrangendo 21.000 cães, a pesquisa "Determinantes sociais na saúde e doenças de cães de companhia"aponta algumas perspectivas bem diferentes do que a maioria de nós acreditava. Você achava que você era o melhor amigo do seu cão? Então leia até o final para entender mais sobre a saúde e bem estar do seu cão.
Sim, os cães amam seus tutores. E são animais extremamente sociáveis. Com isso, a companhia é um fator determinante na saúde e bem estar do animal.
É normal que cães que vivem em casa com seus tutores, passem momentos sozinhos em casa. Estes momentos de solidão são ruins para a saúde física e mental de seu amigo. Além disso, o estudo aponta que nada melhor para o bem-estar dos cães que o convívio com a mesma espécie.
Noah Snyder-Mackler, professor da Universidade Estadual do Arizona, nos EUA, e coautor da pesquisa, afirma que “O suporte social, que inclui o convívio com outros pets, é cinco vezes mais determinante para a saúde do bicho do que qualquer outro aspecto”.
Outras curiosidades apontadas pelo estudo são:
A idade dos tutores pode influenciar na qualidade de vida do cão. Tutores mais velhos tendem a passar mais tempo em casa e com isso, têm mais oportunidade de interagir com o pet, diminuindo os momentos de solidão do cão.
O poder aquisitivo também acaba sendo fator determinante de mais qualidade de vida para o cão. Tutores que podem pagar por bons veterinários, adestradores, hotéis que proporcionem sociabilização para os cães, tendem a ter cães saudáveis e que envelhecem melhor.
Crianças em casa, diferente do senso comum, acabam impactando negativamente na saúde do cão. Uma criança demanda muita energia, cuidado e atenção, o que acaba refletindo em um panorama de negligências com o cão.
Para finalizar, ter um companheiro da mesma espécie é sempre favorável. Pensar em ter 2 ou mais cães irá melhorar a qualidade de vida de seu cachorro. Um fará companhia ao outro e garantirá este sentimento de "matilha" que é instintivo da espécie. A socialização será natural e constante.
Em resumo, o que impacta positivamente a vida dos cães:
- Companhia de outros cães
- Assistência veterinária
- Donos mais velhos
O que impacta negativamente a vida dos cães:
- Idade avançada do animal
- Crianças dentro de casa
- Adversidades financeiras dos tutores
Fonte: Veja
E aí? Já está pensando em ter mais um cãozinho para fazer companhia ao seu amigão? Conte para a gente nos comentários! Para mais dicas, notícias e histórias para você e seu cachorro, acompanhe nosso Blog do Tunghat’s Resort!!! Fique conectado em nossas redes sociais: Facebook e Instagram! E inscreva-se no nosso canal do YouTube!